Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAELA LAIGNIER HOTT SIQUEIRA

DISCENTE : RAFAELA LAIGNIER HOTT SIQUEIRA
DATA : 29/03/2022
LOCAL: https://us02web.zoom.us/j/84338228307

ESTUDO DE CASOS DE ENVENENAMENTO OCASIONADOS POR SERPENTES EM MENORES DE IDADE NO HOSPITAL GERAL DE RORAIMA

Envenenamento; crianças; ofidismo; mordida de serpentes; manifestações clínicas; doença negligenciada; antivenenos.

Acidentes ocasionados por serpentes são considerados um problema de saúde pública devido a elevada taxa de morbimortalidade, principalmente nos países tropicais, como o Brasil. Os envenenamentos ofídicos são classificados como doença negligenciada desde 2017, necessitando de estudos que possam aprimorar o conhecimento desses agravos e seu tratamento. Estudos demonstram que apesar dos casos graves apresentarem uma baixa ocorrência, é necessário enfatizar que a demora em busca de atendimento específico é um fator agravante para o sucesso do tratamento. A avaliação da gravidade do envenenamento e seu desfecho apresenta limitações devido ao preenchimento incorreto das fichas de Notificação Compulsória, deixando de serem preenchidas informações essenciais e de suma importância, assim como variáveis referentes ao gênero da serpente causadora do acidente, à gravidade, a evolução clínica dos casos, a localização deste acidente, assim como o tempo entre o atendimento e a administração do antiveneno. Nesse sentido, o objetivo desse projeto é estudar e descrever as manifestações clínicas e terapêutica dos envenenamentos ofídicos ocasionados em menores de idade no Estado de Roraima. A população pediátrica foi escolhida uma vez que, embora representem um menor número de vítimas acometidas, estes acidentes são sempre graves em crianças, ocasionando sequelas irreparáveis e até mesmo a morte. Trata-se um estudo quantitativo, qualitativo e descritivo de casos de pacientes menores de idade envenenados por serpentes atendidos no Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento durante o último sexênio (2016-2021). Esta pesquisa busca compreender as diferenças entre as manifestações clínicas dos envenenamentos ofídicos de crianças da região com relação as outras regiões brasileiras e verificar se o tratamento específico adotado no estado de Roraima para os acidentes por serpentes possui neutralização satisfatória quando utilizado o tratamento convencional (uso de antivenenos).

Externo à Instituição - ISADORA SOUZA OLIVEIRA - USP
Interna - 2324094 - BRUNA KEMPFER BASSOLI