Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA CORCINO DA SILVA

LOCAL: https://meet.google.com/aca-pxio-tps

ANÁLISE DE DESVIOS POSTURAIS EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM BOA VISTA/RR

Postura Corporal, Desvio Postural, Escolares, BackPEI-CA, Fotogrametria

A infância e adolescência são etapas da vida repletas de transformações, destacando-se as mudanças fisiológicas que interferem na postura corporal e na coluna vertebral durante a fase de estirão de crescimento ou mudança de estatura, cujo pico ocorre aos 9 anos nas meninas e aos 11 nos meninos. Nesta fase, que coincide com o período escolar, nem sempre músculos e tendões conseguem acompanhar o crescimento ósseo, fato contribuinte para o surgimento de alterações posturais e de dor na coluna vertebral uma vez que as estruturas anatômicas do corpo sofrem acomodações e adaptações posturais, influenciadas por maus hábitos posturais adquiridos no dia a dia do ser humano. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo a análise das alterações da coluna vertebral e a sua relação com os fatores de riscos em alunos entre nove e 13 anos, de ambos os sexos, em duas escolas de Boa Vista/RR. Trata-se de pesquisa com delineamento transversal, descritivo com abordagem qualitativa e quantitativa, analítico e prospectivo, respeitando os aspectos éticos de pesquisa envolvendo seres humanos. A coleta de dados se dará em duas etapas dependentes; inicialmente todos participantes serão submetidos ao questionário estruturado BackPEI-CA (Pain and Body Posture Evaluation Instrument for Children and Adolescents) para avaliação de dor e postura corporal, contendo questões que abordam características comportamentais e hábitos posturais, ocorrência, frequência e intensidade de dor nas costas e/ou no pescoço nos últimos três meses, entre outros como idade, peso e altura. Estes dados serão submetidos à análise estatística descritiva e inferencial no programa Epi Info (CDC) versão 7.2.3.1 com finalidade de aplicar o teste Qui-quadrado de Pearson e, quando não for possível, o teste exato de Fischer para correlação entre duas variáveis quantitativas, considerando o nível de significância de 5% (p < 0,05). Os participantes que apontarem no BackPEI-CA dor moderada ou intensa no pescoço e/ou nas costas nos últimos três meses serão submetidos à avaliação postural por fotogrametria em local reservado com análise das imagens obtidas pelo Software para Avaliação Postural (SAPO) de acordo com o protocolo oferecido pelo programa de livre acesso. Como produtos técnicos será produzido um vídeo sobre a importância da avaliação postural precoce, o qual fornecerá informações sobre as principais alterações posturais e como evitá-las, os fatores de riscos para desvios na postura, bem como as consequências dos maus hábitos posturais. Além deste, será elaborado um livreto (impresso e digital) contendo informações ilustrativas e didáticas sobre a maneira correta de sentar, dormir, qual o peso ideal das mochilas escolares e como carrega-las, como levantar objetos do chão, assim como orientações de alongamento muscular, direcionados aos professores, aos pais/responsáveis, aos alunos e à comunidade em geral. Ao final do estudo, pais/responsáveis pelos participantes da pesquisa receberão um laudo com os resultados das assimetrias posturais encontradas e, os estudantes avaliados que apresentarem desvio postural considerado patológico, receberão orientação e encaminhamento para procurar serviço de saúde do município para realizar nova avaliação e se necessário tratamento. Ainda, os resultados da pesquisa serão submetidos à publicação em revista científica.

Externa ao Programa - 1957590 - DENISE RASIA
Interno - 3231526 - FELIPE AUGUSTO CERNI
Externo à Instituição - LUIS FERREIRA MONTEIRO NETO
Interna - 2324312 - MANUELA BERTO PUCCA