Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIS ENRIQUE BERMEJO GALAN

DISCENTE : LUIS ENRIQUE BERMEJO GALAN
DATA : 31/03/2022
LOCAL: 1º horário https://meet.google.com/ekf-ujib-qti 2º horário https://meet.google.com/hvb-rsbt-pkz

DETERMINANTES PROGNÓSTICOS DE SOBREVIDA EM PACIENTES HOSPITALIZADOS COM FORMAS GRAVES DA COVID-19

PROGNÓSTICO, SOBREVIDA, COVID-19

A COVID-19 é uma pandemia emergente devido à infecção pelo SARS-CoV2. Devido à sua rápida transmissibilidade e elevada taxa de letalidade, torna-se importante reconhecer fatores de risco e prognósticos.  Idade avançada e algumas comorbidades como obesidade, diabetes, hipertensão arterial, pneumopatias e neoplasias têm sido associadas ao comprometimento do sistema imunológico, aumentando a severidade da infecção por este patógeno. Levando em consideração o fato de estarmos enfrentando uma doença nova, este estudo foi desenhado para descrever e analisar os determinantes que têm impacto no prognóstico dos pacientes com manifestações graves da COVID-19, internados no Hospital Geral de Roraima durante o período de abril de 2020 a março de 2021. Do ponto de vista metodológico trata-se de uma pesquisa transversal, retrospetiva, de carater qualitativo e quantitativo. Dados demográficos e clínicos serão coletados e tabulados no programa Microsoft® Excel Versão 16.43 para inicialmente fazer análise descritiva e posterior análise inferencial utilizando o Software Epi Info Versão 7.2.5, sendo considerado estatisticamente significante o valor de p<0,05. O projeto tem aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Espera-se que os resultados deste estudo gerem um produto bibliográfico que seja ferramenta útil na capacitação dos profissionais da linha de frente à pandemia, e também produto de comunicação acessível à população em geral com o intuito de fortalecer as ações de combate à COVID-19.

Presidente - 1371289 - ALLEX JARDIM DA FONSECA
Interna - 2324312 - MANUELA BERTO PUCCA