Banca de DEFESA: GUSTAVO MELO FERNANDES

DISCENTE : GUSTAVO MELO FERNANDES
DATA : 05/07/2022
LOCAL: Sala de conferência PROCISA

Fatores associados às necessidades de tratamento odontológico e uso de prótese dental em pacientes renais crônicos submetidos à hemodiálise.

hemodiálise, saúde bucal, prótese dental, dentes cariados, obturados e perdidos

A insuficiência renal crônica (IRC) é uma doença sistêmica, relativamente comum, que implica na redução ou limitação da capacidade de filtração glomerular dos rins, causa acúmulo de substâncias que deveriam ser filtradas e excretadas pelos rins no sangue e leva o paciente a realizar a hemodiálise. A redução ou perda da função renal ocasiona complicações odontológicas como palidez na mucosa, xerostomia, halitose, estomatite urêmica, doença periodontal, hipoplasia de esmalte, erosão dentária e acúmulo de tártaro. Desse modo, o presente estudo teve como objetivo identificar os fatores clínicos sistêmicos, sócioeconômicos e psicológicos associados às necessidades de tratamento odontológico e uso de prótese dental em pacientes renais crônicos submetidos à hemodiálise na Clínica Renal do Município de Boa Vista/RR. Esse estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRR, sendo um estudo prospectivo, observacional, descritivo com pesquisa documental e realização de exame clínico bucal de 84 pacientes, no período de julho de 2021 a dezembro de 2021. As variáveis avaliadas foram sexo, idade, raça/cor, estado civil, escolaridade, ocupação, renda familiar, tempo de tratamento hemodialítico em meses, e o número de dentes cariados, obturados e perdidos, hábitos de higiene bucal, frequência de escovação dentária e uso de fio dental. Como produto tecnológico, um manual de saúde bucal foi elaborado e realizou-se um evento na Clínica Renal, visando orientação acerca dos cuidados com a saúde bucal para os pacientes com IRC e profissionais de saúde que atuam na área de hemodiálise. Sobre os resultados, dos 84 pacientes que foram examinados na pesquisa, 60,7% corresponderam ao sexo masculino e 39,3% ao feminino. De todos os indivíduos avaliados, 32,2% tinham entre 50-59 anos de idade, representando a maior concentração nessa faixa etária. Constatou-se que quanto maior a idade, mais dentes perdidos tem os pacientes avaliados, sendo essa relação diretamente proporcional (r=0,53 e p<0,05). Quanto à raça, 55,9% representaram a raça parda, sendo a maioria dos pacientes avaliados. Sobre a escolaridade, aproximadamente, 87% dos pacientes avaliados apresentaram nível médio ou abaixo e 13%, representando a minoria, possuíam ensino superior. Além disso, observou-se que quanto mais baixos os níveis de escolaridade, mais dentes cariados e obturados apareceram (p<0,05). A maioria dos pacientes avaliados escovam os dentes 2x ou mais por dia, totalizando um percentual de 86,9%. Em relação ao tempo de hemodiálise, quanto maior o tempo de hemodiálise apresentado, maior o número de dentes obturados (p<0,05). Podemos concluir então que os pacientes examinados tiveram, em sua grande maioria, um número significativo de dentes perdidos, cariados e obturados, fenômeno associado à idade, baixa escolaridade, tempo em hemodiálise e também, provavelmente, à dificuldade de acesso a um serviço odontológico público ou privado. Dessa maneira, com a perda precoce dos elementos dentários, mais da metade dos pacientes comprometidos necessitam usar próteses removíveis totais ou parciais para recuperar suas funções mastigatórias e estéticas, demonstrando a necessidade de maior atenção odontológica.

Interna - 2352328 - BIANCA JORGE SEQUEIRA
Presidente - 2324094 - BRUNA KEMPFER BASSOLI