Banca de DEFESA: LUCIANE WOTTRICH

LOCAL: Sala de conferência PROCISA

SAÚDE E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER NO EXTREMO NORTE DO BRASIL

Violência. Doméstica. Mulher.

A violência contra a mulher é um fenômeno de ampla magnitude, que ocorre com frequência na sociedade, sua manifestação independe de idade, raça, classe social ou escolaridade. Encontra-se difundida em praticamente todos os segmentos da sociedade, podendo ocorrer nos mais variados locais, se revelar de diferentes formas e gera impactos e consequências na vida da mulher. Diante da sua gravidade, a violência doméstica contra a mulher é considerada um problema de saúde pública, devido a sua alta prevalência, morbidade, mortalidade e danos caudados pelas agressões. Objetivo: Caracterizar os tipos, formas e variáveis epidemiológicas dos casos de violência doméstica e perfil das vítimas no estado de Roraima, no período de 2019 a 2021. Métodos: Foram analisados os registros de atendimentos da Casa da Mulher Brasileira de Boa Vista-RR. Os dados foram extraídos do Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados MySQL, Banco de Dados de registro interno de atendimento da Casa da Mulher Brasileira. As variáveis analisadas foram: tipo de atendimento, quantitativo de atendimentos, idade, escolaridade, estado civil, dependência financeira, quantidade de filhos, nacionalidade, raça ou cor, renda, tipo de violência e serviços utilizados. Resultados: O perfil das mulheres vítimas de violência assistidas pela Casa da Mulher Brasileira são mulheres brasileira, solteira, parda, com idade entre 20 a 39 anos, com ensino médio completo, sem renda financeira ou de baixo poder aquisitivo, vítima de violência psicológica, física e moral. Com uma taxa de incidência de violência contra a mulher no estado de 8,8 para da 1.000 que buscaram os serviços ofertados pela Casa. Conclusão: Em face das demandas e necessidades internas da Casa da Mulher Brasileira, sugerimos a implantação de um projeto sistematizado de acompanhamento da situação de violência.

Externo ao Programa - 2123418 - ANTONIO CARLOS SANSEVERO MARTINS
Presidente - 1643974 - CALVINO CAMARGO