Banca de DEFESA: JOSÉ VALDEMIR DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ VALDEMIR DO NASCIMENTO
DATA : 05/07/2022
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de conferência PROCISA
TÍTULO:

ANÁLISE DA QUALIDADE DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE INDÍGENA – SIASI


PALAVRAS-CHAVES:

SIASI. Roraima. Indígena


PÁGINAS: 111
RESUMO:

Os sistemas de informação estão presentes nas tomadas de decisão de gestores por sua contribuição ao subsidiá-las com dados e informações que devem ser fidedignas e atualizadas. Decerto, na área da Saúde, se ter essa ferramenta é essencial à gestão a fim de dar suporte quanto às estratégias frente aos quadros epidemiológicos das comunidades que atende. Porquanto, não apenas os tomadores de decisão recebem esse suporte do sistema, mas todos os usuários devem ter participação ímpar quanto à compreensão do sistema. O Sistema de informação da Atenção à Saúde Indígena – SIASI é oportunizado pelo Ministério da Economia (ME) e objetiva auxiliar os gestores na condução das Políticas públicas específicas às singularidades das comunidades indígenas. Portanto, esse estudo tem como objetivo analisar a qualidade do Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena SIASI na percepção de seus usuários nos DSEI Yanomami e Leste de Roraima. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quali-quantitativa, junto à população-alvo: Controle social, Equipe multidisciplinar, gestores, chefes de SIASI, coordenadores, RT’s e digitadores. A coleta de dados deu-se no final do segundo semestre de 2021, ainda com restrições de contato presencial o que conduziu o pesquisador a realizar as coletas por meio virtual (googleforms). Os instrumentos de pesquisa foram validados por meio de Referencial teórico e adaptado de escalas já validadas. A Qualidade do sistema SIASI nesse estudo, fora composto por 3 dimensões: a) Qualidade de produto (suportabilidade funcional); b) Qualidade em uso (efetividade) e Qualidade em serviços. As evidências indicaram que a qualidade do SIASI, de forma geral, é percebida pelos participantes da pesquisa de forma mediana. Frisa-se que a dimensão Qualidade em serviços, apresentou a menor média. Ao realizar o Test t, viu-se que há diferença estatística na percepção dos DSEIs quanto à variável de Qualidade em uso. Um aspecto que pode influenciar essa diferença pode estar relacionada à conectividade. Quando realizado o Test t para gênero na percepção da qualidade do SIASI nos DSEI’s não se evidenciou diferença estatística. Esse estudo propõe um Produto técnico que é um Manual instrutivo para os usuários, já que o treinamento fora apontado como um dificultador na operacionalização do sistema pela equipe Multidisciplinar e Controle social. Quanto à indicação para estudos futuros é avaliar formas de alimentar o sistema no modo off line.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANGELA OLIVEIRA CASANOVA - ENSP
Presidente - 1633807 - GEORGIA PATRICIA DA SILVA FERKO
Externa ao Programa - 1988128 - JAQUELINE SILVA DA ROSA
Interno - 1697434 - PAULO SERGIO DA SILVA
Interno - 3145091 - SILAS FERNANDES ETO
Notícia cadastrada em: 27/06/2022 09:36
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