Banca de DEFESA: CÁSSIO ALENCAR MEIRA

DISCENTE : CÁSSIO ALENCAR MEIRA
DATA : 25/01/2023
LOCAL: Sala de conferência PROCISA

IDENTIFICAÇÃO DE ARBOVÍRUS DENGUE, CHIKUNGUNYA, ZIKA, MAYARO E OROPOUCHE EM AMOSTRAS NEGATIVAS PARA DENGUE PELA TÉCNICA DE NS1 NO ESTADO DE RORAIMA, NO ANO DE 2020 E 2021

Arbovírus. Vírus emergentes. RT-qPCR. Dengue. Mayaro.

As arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos por artrópodes hematófagos e produzem viremia em hospedeiros vertebrados susceptíveis que, por sua vez, são capazes de transmitir para outros indivíduos no momento do repasto sanguíneo. As arboviroses são zoonoses mantidas em ambientes silvestres onde o clima tropical e fatores antrópicos como o desmatamento, construções de barragens, garimpos, minerações e abertura de estradas proporcionam ambiente favorável a sua manutenção e surtos na região Norte. O estado de Roraima possui fronteiras com os estados do Amazonas e Pará, e países como a Guiana e Venezuela, este último passando por atual crise humanitária e migratória com histórico de reemergência do arbovírus Mayaro. Estudos regulares são focados na circulação da dengue e febre amarela, contudo a escassez de dados referente a outras arboviroses associados aos números de notificações para dengue e que obtiveram resultados negativos pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Roraima (LACEN-RR) para pesquisa para detecção do antígeno NS1 e anticorpo IgM pelo método ELISA destacam a importância deste estudo quanto ampliação da pesquisa para outros vírus, uma vez que o diagnóstico clínico se torna difícil por terem sintomas semelhantes aos da dengue. O estudo tem o objetivo de determinar os arbovírus circulantes no estado de Roraima (CHIKV,OROV, MAYV, ZIKV e DENV 1-4) a partir das amostras de pacientes com diagnósticos negativos para dengue através da técnica de NS1 realizados pelo LACEN-RR, no período de 2020 e 2021, com a utilização do RT-PCR em tempo real. A parte experimental foi realizado no Laboratório de Vírus Emergentes – LEVE do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (LEVE-IB-UNICAMP) em parceria com Laboratório de Biologia Molecular da Universidade Federal de Roraima (LaBMol) e teve a LACEN-RR como instituição coparticipante, onde foram analisadas 132 amostras dos anos propostos com resultados não reagentes para NS1 e que apresentaram síndrome febril e outros sintomas característicos do agravo no período agudo da doença (até o 5° dia do início dos sintomas) provenientes do LACEN-RR. Conhecendo a maior sensibilidade da técnica de qPCR, as amostras passaram por processo de extração do RNA viral e quantificação do produto extraído, e posteriormente submetidas a transcrição reversa para obtenção do cDNA. Foi realizada primeiramente o qPCR para CHIKV, seguido de OROV, MAYV, ZIKV e DENV1, 2, 3, 4. Obteve-se 3 resultados positivos para MAY, 8 para DENV, sendo 3 para DENV1 e 5 para DENV2. Não foi encontrado amostras positivas para CHIK, OROV e ZIKV. Torna-se de suma importância conhecer as arboviroses circulantes no Estado de Roraima, com auxilio do diagnóstico diferencial laboratorial utilizando técnicas mais sensíveis, possibilitando que os órgãos de Vigilância em Saúde possam traças estratégias e ações de controle das arboviroses emergentes e reemergentes no Estado de Roraima.

Interna - 2324094 - BRUNA KEMPFER BASSOLI
Externa à Instituição - CATIA ALEXANDRA RIBEIRO MENESES - SESAU