Banca de QUALIFICAÇÃO: ALDELI ROSANA ARAÚJO COSTA

DISCENTE : ALDELI ROSANA ARAÚJO COSTA
DATA : 14/02/2023
LOCAL: Sala de conferência PROCISA

"ANÁLISE DE FATORES ASSOCIADOS À SUPLEMENTAÇÃO DE ÁCIDO FÓLICO EM GESTANTES, NO EXTREMO NORTE DO BRASIL, E AS IMPLICAÇÕES NA SAÚDE MATERNO-FETAL"

GESTAÇÃO; PRÉ-NATAL; SUPLEMENTAÇÃO; ÁCIDO FÓLICO.

A gestação provoca mudanças fisiológicas na mulher o que implica num carecimento de nutrientes essenciais, dentre os quais está o ácido fólico, primordial na produção do DNA e RNA e na prevenção dos defeitos do tubo neural. Por essa razão, a OMS e o Ministério de Saúde recomendam a dose diária de 0,4 mg, de 60 a 90 dias antes da concepção, e até o final do primeiro trimestre. Apesar do suporte e recomendações, ainda há baixa adesão ao folato. Posto isso, a pesquisa objetiva “Identificar entre todas as gestantes que realizaram pré-natal em 2023, em duas UBS do município de Boa Vista-RR, aquelas que utilizaram ácido fólico e os fatores e implicações associadas à adesão”. Tratar-se-á de um estudo transversal e documental do tipo descritivo, analítico e prospectivo, de abordagem quanti-qualitativa. A pesquisa será desenvolvida em duas Unidades Básicas do Município de Boa Vista, no ano de 2023, composta por 200 mulheres, que se encontram gestantes ou que se tornaram puérperas durante a pesquisa. Serão incluídas: gestantes e/ou puérperas brasileiras e imigrantes venezuelanas atendidas nas duas UBS que assinarem o termo de consentimento e ou assentimento. Serão excluídos: gestantes e/ou puérperas com idade menor que 15 e maior que 49 anos; gestantes e/ou puérperas imigrantes de outros países que não seja a Venezuela; mulheres indígenas; e as participantes que não aceitarem assinar o termo de consentimento ou assentimento; as participantes menores de idade que não tiveram o termo destinado aos pais/responsáveis assinado. A coleta de dados se dará por formulário, gravação da entrevista e através de pesquisa documental e captação de imagens da caderneta da gestante. Inicialmente, os dados serão tabulados em planilhas no Programa Microsoft Excel®; logo após, as variáveis serão analisadas através de procedimentos de estatística descritiva, a partir do cálculo de frequências relativas e absolutas e através de análise inferencial tendo como base o método qui-quadrado. A fim de atender ao aspecto qualitativo da pesquisa, far-se-á sorteio de um percentual de 20% da amostra total e análise de conteúdo das falas das gestantes ou puérperas. Os resultados encontrados nas literaturas científicas apontam que existem diversos fatores que podem determinar ou condicionar à gestante a utilizar o folato. Dentre os fatores que influenciam à mulher a aderir à suplementação estão: a escolaridade adequada e renda familiar, maior acesso à informação sobre a importância da utilização do folato. Em contrapartida, cita-se que mulheres mais jovens, com baixa escolaridade e menor nível socioeconômico, com menos de 7 consultas de pré-natal e que não planejam a gravidez são as que utilizam em menor proporção o suplemento. As principais implicações ocasionadas pela não adesão são: anencefalia e a espinha bífida no feto e anemia megaloblástica na gestante. Nesse sentido, deve haver uma grande inclinação sobre a temática a fim de analisar a real situação das gestantes, atendidas nas duas UBS do município de Boa Vista, com o intuito final de desenvolver métodos e formas que possam solucionar ou amenizar a problemática.

Externa ao Programa - 1224881 - BARBARA ALMEIDA SOARES DIAS - nullInterna - 2324094 - BRUNA KEMPFER BASSOLI
Interna - 1515133 - NILZA PEREIRA DE ARAUJO
Externa ao Programa - 1643248 - TARCIA MILLENE DE ALMEIDA COSTA BARRETO - nullPresidente - 2319439 - UMBERTO ZOTTICH PEREIRA
Notícia cadastrada em: 27/01/2023 16:15