A HUMANIZAÇÃO E O ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA: UMA ANÁLISE EM UM PRONTO ATENDIMENTO INFANTIL NO EXTREMO NORTE DO BRASIL
Humanização; Atendimento Humanizado; Humanização na Emergência; Atendimento pediátrico; Humanização e servidor; Humanização e usuário
Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e documental, de caráter qualitativo e quantitativo, que tem como objetivo analisar a dinâmica do serviço do Pronto Atendimento do Hospital da Criança Santo Antônio – HCSA em Boa Vista/RR, com enfoque na humanização do atendimento, conforme as diretrizes da Política Nacional da Humanização. Abordaremos usuários e colaboradores para entendermos como estes grupos vêem a Humanização acontecer no Pronto Atendimento do Hospital da Criança Santo Antonio, ao mesmo tempo em que serão observadas a ambiência, fluxo de atendimento, as relações inter e intraprofissionais, e as relações usuário versus serviço. Como colaboradora da unidade e servidora pública municipal há 20 anos, oito deles exclusivamente na equipe de Acolhimento e Classificação de Risco da Emergência desta Unidade, sinto-me motivada a estudar o atendimento prestado à população e a partir dos resultados, sugerir ações que possam fortalecer os pontos positivos e corrigir as principais fragilidades nos processos de organização e execução dos trabalhos, visando a entrega de um serviço com maior qualidade e que atenda os anseios dos usuários e trabalhadores da Emergência. Ao final da pesquisa, espera-se que haja elementos norteadores para a condução de melhorias dos possíveis pontos frágeis identificados na assistência, e fortalecimento das ações que promovam a garantia dos direitos dos usuários do SUS, nesta unidade hospitalar.