ANÁLISES DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS PRODUZIDAS PELA EQUIPE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Educação em Saúde; Estratégia da Saúde da Família; Saúde Pública
A educação em saúde é considerada um processo educativo capaz de construir saberes em saúde com o intuito de proporcionar à população em geral conhecimento sobre determinado tema, contribuindo na autonomia das pessoas no seu processo de autocuidado, como também, no debate com os profissionais e gestores da saúde para conquistar uma atenção à saúde conforme as suas necessidades. No Brasil, as práticas educativas na saúde são planejadas, sobretudo no âmbito da Atenção Básica, por meio de diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto , são reconhecidos como problemas, no contexto da Atenção Básica, a realização de ações educativas centradas majoritariamente no discurso dos programas pautado na reprodução do modelo sanitarista e higienista, com temas determinados, grupos já estabelecidos, conhecimento reificado dominante e também desvalorizando o saber popular. Nesse sentido, a educação em saúde não pode ser limitada apenas às atividades práticas que se remetem em transmitir informação em saúde de forma unidirecional, profissionais-usuários. É fundamental pensar na educação em saúde como um instrumento de construção dialógica do conhecimento, bem como de estímulo à autonomia, à participação popular e ao protagonismo dos sujeitos no seu próprio cuidado. Diante disso, a pesquisa tem como objetivo analisar as práticas educacionais produzidas pela equipe da estratégia saúde da família para a promoção da saúde. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório com abordagem qualitativa que será realizado com profissionais da equipe da Estratégia Saúde da Família das Unidades Básicas de Saúde que fazem parte da Rede de Atenção à Saúde do município de Boa Vista, capital do estado de Roraima. A presente pesquisa está vinculada a um projeto integrador institucional cadastrado no Departamento de Pesquisa da Universidade Federal de Roraima (UFRR), intitulado: “Rastreamento de saberes e práticas assistenciais, gerenciais e educacionais no âmbito da Atenção Primária à Saúde”.