Banca de DEFESA: BRUNA CASSIA MACEDO DOS SANTOS

DISCENTE : BRUNA CASSIA MACEDO DOS SANTOS
DATA : 30/03/2023
LOCAL: Sala de conferência PROCISA

ESTADO NUTRICIONAL E MORTALIDADE INFANTIL POR CAUSAS EVITÁVEIS DE CRIANÇAS INDÍGENAS EM UM DISTRITO SANITÁRIO ESPECIAL INDÍGENA DA AMAZÔNIA BRASILEIRA

Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI). Desnutrição. Obesidade Infantil. CID-10. Criança. Mortalidade Infantil.

Desde sua concepção, os seres vivos necessitam de nutrientes adequados para o seu pleno desenvolvimento e manutenção, em todas as fases da vida. A redução do aporte nutricional normalmente leva a um quadro de desnutrição, comprometendo, principalmente em crianças, seu pleno desenvolvimento e em muitos casos, ocorre o óbito precoce, por doenças evitáveis secundárias. Tanto no Brasil, como ao redor do mundo, a desnutrição ainda apresenta índices elevados, principalmente entre as populações onde o acesso ao alimento e água potável não são igualitários a todos. Neste sentido, este trabalho objetivou avaliar o perfil nutricional de crianças menores de cinco anos de idade em um Distrito Sanitário Especial Indígena no norte do Brasil, buscando avaliar possíveis correlações com as causas de mortalidade evitáveis nesta população. Se tratou de um estudo retrospectivo, avaliando dados secundários disponibilizados publicamente por meio do Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão do governo federal, relacionados com variáveis antropométricas e nutricionais da população alvo. Os resultados obtidos evidenciaram elevados índices concomitantes de desnutrição e obesidade. Observou-se também que distanciamento em relação à Sede exerce influência direta no peso e estatura dos indivíduos, evidenciando que quanto mais longe da sede, menores são estas variáveis, bem como as antropométricas relacionadas. Portanto, pode-se concluir em relação ao perfil nutricional das crianças avaliadas neste trabalho que apresentam ao mesmo tempo desnutrição e obesidade, comprometendo seu desenvolvimento e saúde ao longo da vida, indicando um intenso processo de transição alimentar.

Externa ao Programa - 3062251 - IANA DOS SANTOS VASCONCELOS - nullExterno à Instituição - MARCO JOSÉ MENDONÇA DE SOUZA - IFRR
Interno - 1759512 - MARCOS ANTONIO PELLEGRINI
Interno - 1697434 - PAULO SERGIO DA SILVA