Banca de DEFESA: MÁRCIA SILVA CONCEIÇÃO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MÁRCIA SILVA CONCEIÇÃO
DATA : 30/03/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Sala 03 PROCISA
TÍTULO:

Características e Tendências da Assistência ao Parto no Distrito Sanitário Especial Indígena Leste de Roraima, no Período de 2019 a 2021


PALAVRAS-CHAVES:

Parteiras. Partos Domiciliares. Serviços de Saúde Indígena. Povos Indígenas. Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).


PÁGINAS: 72
RESUMO:

Ao redor do mundo, nas mais diversas culturas, o momento do nascimento possui significados e peculiaridades diferentes, evidenciando a associação dos elementos socioculturais com o nascer. Um destes exemplos ocorre no contexto indígena brasileiro, no qual existe a figura da parteira, responsável pelo acompanhamento da gestante, principalmente no momento do parto. Com a inserção dos serviços de saúde indígena no âmbito do Sistema Único de Saúde no Brasil, tem-se observado uma redução da função das parteiras, tendo em vista a inserção de equipes profissionais de saúde nas aldeias e encaminhamentos das gestantes ao serviço hospitalar. Haja visto que estas gestantes possuem peculiaridades culturais em relação ao momento do parto, uma ruptura destes elementos pode estar ocorrendo, na medida em que são conduzidas aos serviços hospitalares por ocasião do parto. Para tal, este trabalho teve como objetivo principal avaliar as características e tendências ao parto no Distrito Sanitário Especial Leste de Roraima. Metodologicamente, a pesquisa é do tipo documental, com levantamento de dados secundários existentes em bases dos órgãos gerenciadores de saúde da região, utilizando-se variáveis qualiquantitativas. A população foi composta por prontuários digitais de pacientes que deram à luz no DSEI Leste de Roraima, no período de 2019 a 2021. Mediante os resultados obtidos, pode-se concluir que a figura da parteira está se extinguindo, dando lugar aos partos no ambiente hospitalar e realizados por médicos. Concluiu-se também que o distanciamento geográfico é um fator importante para o tipo de assistência ao parto oferecido às gestantes, evidenciado uma maior incidência de partos do tipo cesárea e natural, no ambiente hospitalar, em regiões mais próximas da capital. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam servir como base para alavancar discussões a respeito de questões que envolvem a saúde e a cultura indígena por ocasião do nascimento, especificamente questões relativas à saúde da mulher e do parto.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1643974 - CALVINO CAMARGO
Interna - 1481516 - FABIOLA CHRISTIAN ALMEIDA DE CARVALHO
Externa à Instituição - LEDA LEITAO MARTINS
Presidente - 1759512 - MARCOS ANTONIO PELLEGRINI
Externa ao Programa - 3219767 - MARIA LUCIA MAGALHAES PALMA - null
Notícia cadastrada em: 15/03/2023 17:48
SIGAA | DTI - Diretoria da Tecnologia de Informação - (95) | Copyright © 2006-2024 - UFRN - novo-sig-server3.jboss3