Banca de DEFESA: ADRIANA CORCINO DA SILVA

DISCENTE : ADRIANA CORCINO DA SILVA
DATA : 30/03/2023
LOCAL: sala de videoconferência RNP, campus Paricarana/UFRR

Hábitos comportamentais e posturais associados a presença de dor nas costas e no pescoço em alunos do ensino fundamental em Boa Vista/RR

Postura Corporal, Escolares, BackPEI-CA,

Infância e adolescência são etapas da vida repletas de transformações, destacando-se as mudanças fisiológicas como o acelerado crescimento ósseo e muscular, onde as estruturas anatômicas do corpo sofrem acomodações e adaptações posturais. A chamada fase de estirão de crescimento, ou mudança de estatura, com pico aos 9 anos nas meninas e aos 11 nos meninos, coincide com o período escolar. Nesta fase, nem sempre músculos e tendões conseguem acompanhar o crescimento ósseo, o que contribui para o surgimento de alterações posturais e de dor na coluna vertebral, influenciadas por maus hábitos posturais adquiridos no cotidiano do ser humano. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar hábitos posturais e comportamentais associados à presença de dor nas costas e no pescoço de estudantes, de ambos os sexos, entre 9 e 13 anos, em duas escolas públicas de Boa Vista/RR. Trata-se de pesquisa com delineamento transversal, descritivo com abordagem qualitativa e quantitativa, analítico e prospectivo, envolvendo 170 estudantes do ensino fundamental, que se deu por meio da aplicação de BackPEI-CA (Pain and Body Posture Evaluation Instrument for Children and Adolescents), instrumento que contém imagens sobre hábitos comportamentais e posturais cotidianos, além de indagações sobre presença de dor nas costas e no pescoço nos últimos três meses.. A análise dos resultados indicou média de idade de 11 (±1,2; σ 1,28) anos com maior participação das meninas (58,24%). Cerca de 60% dos estudantes apontou tanto dor nas costas quando dor no pescoço, dos quais, em mais de 50% dor com intensidade moderada em ambos os casos. Dentre as variáveis comportamentais estudadas - pratica de atividades físicas; hábito de ler e estudar na cama; quantidade de horas/dias assistindo televisão, usando computador, celular ou tablet e dormindo, apenas a prática de esporte de maneira competitiva esteve associado à presença de dor nas costas (p=0,0196). Alguns hábitos posturais apresentaram correlação com dor nas costas, como a postura de sentar à para escrever (p=0,0143) e a maneira de carregar a mochila escolar de duas alças (p=0,0363). Por outro lado, a posição de dormir associa-se à dor no pescoço (p= 0,0013). Cabe ressaltar que a postura de utilizar o celular ou tablet sentado apresentou correlação tanto com dor nas costas (p=0,0019) quanto dor no pescoço (p=zero). A influência do ambiente familiar pode ser percebida uma vez que foi possível correlacionar a presença de dor nas costas dos pais ou responsáveis, conforme relato dos estudantes, com dor nas costas dos próprios escolares (p=0,0140). Conclui-se que dor nas costas e no pescoço estão relacionados à prática de atividade física competitiva, maneira de sentar à mesa, usar o celular, carregar o material escolar, posição ao dormir, além da influência do ambiente familiar. Estes achados reforçam a importância de posturas adequadas logo nos primeiros anos escolares, visto que por meio da educação postural os estudantes poderão proteger seu corpo de lesões dentro das condições impostas em seu cotidiano escolar e familiar. É importante salientar que o questionário BackPEI-CA apresenta falhas capazes de induzir respostas dúbias.

Externa ao Programa - 1957590 - DENISE RASIA - nullInterno - 3231526 - FELIPE AUGUSTO CERNI
Externo à Instituição - LUIS FERREIRA MONTEIRO NETO - UFPA
Interna - 2324312 - MANUELA BERTO PUCCA