Banca de QUALIFICAÇÃO: EDNALDA MARQUES PIRES

DISCENTE : EDNALDA MARQUES PIRES
DATA : 28/03/2023
LOCAL: Sala de conferência PROCISA

Absenteísmo relacionado às atividades laborais, em duas instituições federais de ensino superior, correspondendo ao período pandêmico da covid-19

Absenteísmo, atividades laborais, instituições federais, pandemia do COVID-19

No serviço público federal, pretende-se identificar o absenteísmo relacionados às atividades laborais, em duas instituições federais de ensino superior, correspondendo ao período pandêmico da COVID – 19, obtém-se como questão problema, responder que impacto a pandemia da COVID-19 provocou na saúde do servidor e nos custos decorrentes dele, no período de 2019 a 2022. Na hipótese aborda que na Pandemia, houve alto índice de ausências ao trabalho por motivo de doença e provocou elevados custos. Diante disso objetivou-se observar as causas do absenteísmo relacionadas às atividades laborais, utilizando como referência o ano de 2019 a 2022. Como objetivos específicos analisar os dados de afastamentos dos servidores ao trabalho por motivo de doença, e elaborar um produto técnico com intuito de minimizar problemas relacionados ao absenteísmo laboral.

O método utilizado será um estudo transversal, descritivo dos servidores que se ausentam ao trabalho em duas instituições federais de ensino, a população de estudo são servidores efetivos, comissionados, contratados, regidos por vínculo estatutário (Lei 8112/90), em situação de absenteísmo-doença, das funções técnicos administrativos e docentes.

A amostragem considera-se a carga horária semanal e o cargo ocupado, utilizando-se da seguinte formula matemática:

Custo total de absenteísmo = (Salário mensal / carga horária mensal x carga horária diária) x dias de afastamento

Os dados a serem coletados são referentes a absenteísmo-doença (data inicial do afastamento, motivo do afastamento e total de dias) dos trabalhadores desde sua admissão, assim como dados sociodemográficos (sexo, cargo, período de admissão e demissão, quando aplicável), calculado com custos diário conforme a gestão de pessoas das instituições a serem estudadas, departamento ligado ao SIASS e banco de dados do SIASS.

Portanto, não haverá riscos e constrangimentos para nenhum servidor que faça parte da amostragem na pesquisa. Porquanto, não será divulgada a identidade do servidor pesquisado, além dos benefícios de relevância para o sistema de saúde regional, sobretudo para as instituições em estudo.

Pretende-se através da investigação no estudo dos dados de licença médica da própria saúde quantitativamente e qualitativamente concedidas por meio do SIASS, contribuir com intervenção de políticas de atenção à saúde e segurança ocupacional no âmbito das IFES.

Interno - 1216459 - ALEXANDER SIBAJEV
Externo à Instituição - ANANIAS NORONHA FILHO - IFRR