Banca de DEFESA: ANDREIA DA COSTA FORMIGA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDREIA DA COSTA FORMIGA
DATA : 30/05/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de conferência PROCISA
TÍTULO:

PROCESSOS ASSISTENCIAIS DA ENFERMAGEM NA PANDEMIA DA COVID-19


PALAVRAS-CHAVES:

Processo de enfermagem covid-19, condições de trabalho, recursos humanos, dimensionamento dos recursos humanos. Pandemia.


PÁGINAS: 183
RESUMO:

A pandemia por COVID-19 se disseminou mundialmente devido a sua alta transmissibilidade ocasionando o congestionamento das redes de atenção à saúde em seus diversos aspectos. Considerando que em qualquer nível de assistência à saúde a enfermagem compõe as equipes de assistência de forma integrativa, busca-se como objetivos: Avaliar como a pandemia causada pela COVID-19 afetou os processos de assistência de enfermagem em um hospital de retaguarda em Boa Vista/Roraima, no período de março de 2020 a março de 2021. Conhecer estes indicadores é de vital importância ao contexto da dinâmica hospitalar, possibilitando aos gestores uma análise do dimensionamento de pessoal e seus possíveis impactos visando a melhoria das condições de trabalho e da qualidade dos serviços desenvolvidos por estes profissionais. Trata-se de uma pesquisa com base metodológica em estudo observacional, analítico, do tipo quali-quantitativa, longitudinal e retrospectivo. Os resultados apontam que a pandemia causou um aumento no adoecimento entre os profissionais de enfermagem, o que agravou o déficit de funcionários, resultando em uma sobrecarga de trabalho ainda maior. Além disso, a ausência de medidas eficazes de proteção, treinamentos e promoção da saúde dos trabalhadores também se mostrou preocupante, refletindo diretamente na qualidade da assistência. A pesquisa destaca como resultados a importância dos registros e processos de enfermagem, a necessidade de cuidados com a saúde dos trabalhadores em saúde e investimentos adequados em estrutura física e recursos humanos, não apenas em tempos de pandemia, mas em todas as circunstâncias. Portanto, esta pesquisa contribuiu para ampliar a compreensão sobre a importância dos processos de enfermagem em situações de pandemia e sugere a realização de mais estudos com essa temática, visando aprofundar o conhecimento, bem como fortalecer e fomentar debates sobre os registros e processos da enfermagem em momentos de emergências sanitárias.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1216459 - ALEXANDER SIBAJEV
Interna - 2324094 - BRUNA KEMPFER BASSOLI
Interno - 1643974 - CALVINO CAMARGO
Externa ao Programa - 2065202 - JACKELINE DA COSTA MACIEL - UFRRExterna ao Programa - 3219767 - MARIA LUCIA MAGALHAES PALMA - null
Notícia cadastrada em: 16/05/2023 15:47
SIGAA | DTI - Diretoria da Tecnologia de Informação - (95) | Copyright © 2006-2024 - UFRN - novo-sig-server5.jboss5