Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA CATIA MENDES RODRIGUES GONÇALVES

DISCENTE : MARIA CATIA MENDES RODRIGUES GONÇALVES
DATA : 05/06/2023
LOCAL: Sala de conferência PROCISA

“ANÁLISE DA INCIDÊNCIA DE CÂNCER DE MAMA E OS FATORES ASSOCIADOS EM MULHERES COM MAMOGRAFIA DE RASTREAMENTO BI-RADS 4 E 5 ATENDIDAS NO HOSPITAL DE AMOR DE RORAIMA”

mamografia, rastreamento, diagnóstico precoce, câncer de mama, BI-RADS

O presente trabalho aborda o câncer de mama, a neoplasia mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, excluindo o câncer de pele não melanoma, com estimativa de 73.610 casos novos para o Brasil, em 2023. O câncer de mama atinge as mulheres acima de 50 anos com maior frequência e sua mortalidade é alta, sobretudo, devido aos estágios avançados no momento do diagnóstico. Neste sentido, a mamografia é o exame mais sensível, devido à capacidade de identificar alterações imperceptíveis ao exame físico, porém, no Brasil, a maioria dos casos ainda é diagnosticada em estágios avançados, em contraste com países desenvolvidos. Com base no contexto, esse projeto analisará a incidência do câncer de mama nas mulheres assintomáticas, acima de 40 anos, que realizaram mamografia no Hospital de Amor de Roraima no período de junho de 2021 a junho de 2023, com resultados BI-RADS 4 e 5. Além disso, objetivamos elencar os fatores determinantes para o desenvolvimento da doença, estabelecer a correlação com os resultados histopatológicos e caracterizar sociodemograficamente a população estudada, além de demonstrar a importância da mamografia de rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama. Trata-se de estudo transversal, observacional, descritivo e retrospectivo, com análise quantitativa, baseando-se nos resultados das mamografias, nas informações dos prontuários médicos, e nos dados do SisOnco, software de gerenciamento de exames do Hospital de Amor. Utilizaremos para fundamentação bibliográfica, as plataformas científicas Scielo, PubMed, MedScape e Lilacs. A população estudada será a totalidade da amostra, correspondente a 230 mulheres. Os dados serão coletados seguindo ficha epidemiológica e serão incluídas no estudo, mulheres acima de 40 anos, brasileiras ou venezuelanas, assintomáticas, com mamografia de rastreamento BI-RADS 4 e 5, faculdades mentais preservadas e que aceitem assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, bem como serão excluídas aquelas que não preencherem os critérios de inclusão, indígenas ou pertencentes a populações vulneráveis. Os dados e variáveis coletados, serão analisados, tabulados e expressos em quadros, tabelas ou figuras, utilizando o Microsoft Office Excel 2020 e o programa estatístico Epi-Info. As análises descritivas serão expressas em freqûencias relativa e absoluta, média e desvio padrão. Para comparação entre médias amostrais e proporções, contaremos com o student t-test e teste qui-quadrado. Como o manuseio de prontuários médicos, oferece mínimo risco de vazamento de informações com quebra de confidencialidade, asseguramos que somente o pesquisador responsável irá ter acesso aos mesmos e a pesquisa será desenvolvida seguindo os preceitos éticos da resolução n°466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, com submissão ao Conselho de Ética e Pesquisa da Universidade Federal de Roraima. Quanto ao critério ético, também solicitamos ao Hospital de Amor, o Termo de Anuência para realização de pesquisa, o qual já foi emitido. Como benefícios, além de gerar dados qualitativos e amostras quantitativas, a pesquisa visa sensibilizar e alertar a sociedade quanto ao câncer de mama, a importância de refletir e buscar meios para informar a população acometida ou mais vulnerável, bem como apontar a relevância da mamografia de rastreamento.

Interna - 2352328 - BIANCA JORGE SEQUEIRA
Externa ao Programa - 1371348 - CYNTHIA DANTAS DE MACEDO LINS - nullInterna - 1481516 - FABIOLA CHRISTIAN ALMEIDA DE CARVALHO
Interna - 1633807 - GEORGIA PATRICIA DA SILVA FERKO
Externa ao Programa - 1317761 - LUCIANA CABUS ARCOVERDE - null