Banca de DEFESA: RAFAELA LAIGNIER HOTT SIQUEIRA

DISCENTE : RAFAELA LAIGNIER HOTT SIQUEIRA
DATA : 15/08/2023
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/rute/pop-rr

ESTUDO DE CASOS DE ENVENENAMENTO OCASIONADOS POR SERPENTES EM MENORES DE IDADE NO HOSPITAL GERAL DE RORAIMA

Envenenamento; crianças; ofidismo; mordida de serpentes; manifestações clínicas; doença negligenciada; antivenenos.

O ofidismo é considerado um grave problema de saúde pública, especialmente nos países tropicais, como o Brasil, onde apresenta elevada taxa de morbimortalidade. Desde 2017, os envenenamentos ofídicos foram classificados como doenças negligenciadas (Categoria A), requerendo estudos para aprimorar o conhecimento sobre esses agravos e seus tratamentos. Além disso, é importante destacar que existem lacunas de conhecimento quando se trata de acidentes ofídicos em crianças e menores de idade, que são tratados de forma similar aos adultos, sem qualquer protocolo de tratamento específico. Os estudos clínico-epidemiológicos sobre o ofidismo enfrentam desafios consideráveis devido à limitada precisão das fichas de notificação compulsória, admissão e prontuários médicos, que frequentemente carecem de informações essenciais sobre o acidente e a evolução clínica. Diante desse cenário, o objetivo deste trabalho foi estudar e descrever as manifestações clínicas, terapêuticas e desfechos dos envenenamentos ofídicos em menores de idade atendidos no Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento (HGR). Embora esse grupo represente um número menor de vítimas, pode haver maior gravidade comparada aos adultos, sendo um aspecto pouco explorado na literatura. Trata-se de um estudo retrospectivo, epidemiológico e descritivo, analisando os casos de pacientes menores de idade envenenados por serpentes atendidos no HGR no período de 2016 a 2021. Durante esse sexênio, um total de 2.305 acidentes ofídicos foram notificados através do Sistema Nacional de Notificação (SINAN), envolvendo serpentes peçonhentas e não peçonhentas. Desses acidentes, uma análise detalhada foi realizada em 75 prontuários de pacientes entre 12 e 17 anos. Do perfil das vítimas menores de idade, 66% eram do sexo masculino, com idades predominantemente entre 15 e 16 anos, e os membros inferiores foram as áreas mais frequentemente atingidas. As serpentes dos gêneros Bothrops e Crotalus foram as principais causadoras dos acidentes, resultando em sintomas mais comuns, como edema, dor e sangramento local, além de sonolência e ptose palpebral. Embora algumas complicações tenham sido relatadas, como síndrome compartimental e insuficiência renal aguda, o número de óbitos foi baixo, com apenas um caso registrado. O tempo de internação variou de 8 horas a 2 meses, sendo importante ressaltar que o tempo de administração do soro antiofídico após a admissão da vítima foi rápido, ocorrendo em um intervalo de 30 minutos a 2 horas. Dos 75 pacientes, 72 receberam o antiveneno. Além disso, como terapia profilática, foram utilizados vários antibióticos, sendo a cefalotina o mais prescrito. Uma observação relevante é a falta de padronização na diluição dos soros antiofídicos em solução fisiológica ou soro glicosado, visto que tanto o Ministério da Saúde quanto as bulas das vacinas não fazem menção a esse procedimento. Assim, este estudo destaca os aspectos gerais das vítimas de ofidismo na faixa etária entre 12 e 17 anos, demonstrando que não há diferenças significativas em relação às manifestações clínicas, terapêuticas e desfechos quando comparados à população adulta. Não foi identificada a necessidade de um protocolo específico para o atendimento e tratamento dessa população. Entretanto, são necessários mais estudos nessa área para consolidar esses resultados e aprimorar a compreensão dos envenenamentos ofídicos em crianças e adolescentes.

Interno - 1216459 - ALEXANDER SIBAJEV
Interna - 2324094 - BRUNA KEMPFER BASSOLI