Banca de QUALIFICAÇÃO: IANCA DE OLIVEIRA DOS REIS

DISCENTE : IANCA DE OLIVEIRA DOS REIS
DATA : 27/03/2024
LOCAL: Sala de conferência PROCISA

COMPARATIVO DE BIOMARCADORES ENTRE PACIENTES EM DIÁLISE PERITONEAL E HEMODIÁLISE NO ESTADO DE RORAIMA

Doença Renal Crônica. Inflamação. Diálise

A doença renal crônica (DRC) é caracterizada por uma síndrome clínica diante de alterações causadas por agressões persistentes e irreversíveis nas funções e estruturas dos rins, associada a altas taxas de morbidade e mortalidade, com grande impacto socioeconômico, tornando-se um desafio de saúde pública em âmbito mundial. É importante ressaltar que a escolha do método de diálise deve ser feita de forma integrada com uma equipe multidisciplinar, a fim de obter melhores resultados em relação ao método de diálise escolhido, perante os diversos desafios enfrentados por esses pacientes (físicos, sociais, emocionais e profissionais) e a importância na qualidade de vida frente ao tratamento. Neste contexto, é fundamental uma melhor caracterização do estado nutricional e dos dados clínicos dos pacientes em hemodiálise e diálise peritoneal tanto para prevenir a má nutrição quanto para indicar adequada intervenção aos pacientes submetidos a diálise e reduzir o risco de inflamações e outras complicações. Assim tem-se como objetivo Comparar os indicadores inflamatórios e o estado nutricional entre pacientes em hemodiálise e diálise peritoneal. Utilizando como abordagem metodológica um estudo transversal analítico, com abordagem do problema quali-quantitativa. Compreenderá 4 pacientes em diálise peritoneal e 161 em hemodiálise atendidos na Clínica Renal a partir do segundo semestre de 2023 a julho de 2024.

Interna - 2352328 - BIANCA JORGE SEQUEIRA
Presidente - 2324094 - BRUNA KEMPFER BASSOLI
Externa ao Programa - 2361054 - FABIANA NAKASHIMA - nullInterno - 3301918 - GLEUBER HENRIQUE MARQUES DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2361137 - JULIO CESAR FRAULOB AQUINO - null