PPGL PROG. DE POS-GRAD. EM LETRAS DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: CLAUDIENE PINHEIRO DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLAUDIENE PINHEIRO DOS SANTOS
DATA : 15/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: VIRTUAL
TÍTULO:

SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA PRODUÇÃO DE CONTO LITERÁRIO NUMA ESCOLA PÚBLICA DE CAROEBE-RR


PALAVRAS-CHAVES:

Interacionismo Sociodiscursivo. Sequência Didática. Gêneros Textuais. Caroebe.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

O cenário híbrido do município de Caroebe aliado a novos horizontes de ações
profissionais desafiadoras motivou a realização dessa pesquisa. A necessidade surge,
exatamente, de reiterar a eficácia metodológica da sequência didática em um contexto
diverso dos estudos frequentes. A presente pesquisa teve como objetivo desenvolver
um projeto de uma sequência didática e trabalhar gêneros textuais, com foco no conto,
junto a alunos do 8º a série da escola Escola Estadual Tereza Teodoro de Oliveira.
Visou contribuir para que os estudantes pudessem fazer a diferenciação entre os
gêneros, ou seja, distinguir as situações comunicacionais de uso prático dos gêneros
textuais no cotidiano, bem como propiciar aos alunos a internalização dos elementos
da narração pertencentes aos gêneros textuais de natureza narrativa, como contos,
novelas, romances, lendas, fábulas, fanfics, dentre outros. Busco, na presente
pesquisa, descrever a sequência didática elaborada e aplicada por mim na citada
escola, tendo como base o referencial teórico de Schneuwly e Dolz (2004), principais
expoentes do Grupo de Estudos de Genebra, além de Bronckart (1999; 2006),
Broncardo e Costa-Hubes (2008). A pesquisa realiza uma descrição dentro de um
quadro contextual maior em relação ao meu trabalho como professora de ensino
básico, escrever sobre o projeto é uma maneira de evidenciar uma metodologia
baseada na teoria interacionista sociodiscursiva, que tem um viés educacional,
didático, que é o ensino. Com base nos resultados encontrados, pode-se afirmar que
o objetivo proposto foi alcançado. O principal resultado mostrou que os alunos
conseguiram construir textos autorais baseados nos principais elementos da narração,
sabendo identificar e distinguir, por exemplo, tempo e espaço, personagens, duração
da história, inclusive, para além disso, internalizando elementos paratextuais, como
capa, contracapa, entre outros.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1697840 - ELIABE DOS SANTOS PROCOPIO
Externo à Instituição - MARCUS GARCIA DE SENE
Externo à Instituição - SANDRO MARCÍO DRUMOND ALVES MARENGO
Notícia cadastrada em: 10/11/2023 16:42
SIGAA | DTI - Diretoria da Tecnologia de Informação - (95) | Copyright © 2006-2024 - UFRN - novo-sig-server3.jboss3