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Banca de DEFESA: EDNO ALVES DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDNO ALVES DE SOUZA
DATA : 15/12/2023
HORA: 09:00
LOCAL: VIRTUAL
TÍTULO:

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO (PLAc) PARA ESTUDANTES VENEZUELANOS DA EJA: NA ESCOLA ESTADUAL CÍVICO MILITAR FAGUNDES VARELA EM BOA VISTA/RR


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino; Imigrantes; Língua; escola; PLAc.


PÁGINAS: 107
RESUMO:

Nos últimos anos no Brasil, mais especificamente no estado de Roraima, o fluxo
imigratório tem crescido consideravelmente e deixado os imigrantes em situação de
vulnerabilidade. A oferta do ensino de língua portuguesa como língua de acolhimento,
oferecida nas escolas e universidades, tornou-se uma ação capaz de ajudá-los a
resistir e integrar-se ao atual país. Diante do exposto, esta pesquisa tem como objetivo
refletir sobre as estratégias de ensino da língua portuguesa para imigrantes da EJA
na escola Cívico Militar Fagundes Varela em Boa Vista/RR, buscando averiguar por
meio de elementos de aprendizagem como a leitura, a interpretação e a escrita,
consistindo como exigências de desafios e soluções, se as metodologias de ensino
desenvolvidas em sala de aula pelos professores da EJA, alcançam resultados que
colaboram para a melhoria das práticas de leitura e escrita como foco comunicativo.
Para a realização deste estudo, contamos com o apoio dos autores: Simões; Silva;
Oliveira (2017)– estudo sociodemográfico e laboral da imigração venezuelana no
Brasil; Almeida Filho, (1993) – Linguística Aplicada; Miranda e Araújo (2019) –
consideração sobre Formação de professores PLAc. Na abordagem sobre ensino de
língua portuguesa para imigrantes, embasamos nosso estudo em autores que muito
têm discutido sobre a língua portuguesa como Língua de Acolhimento – PLAc, dentre
outros importantes autores que acrescentam à nossa pesquisa temos: Grosso (2010).
Ferreira (1995), São Bernado (2016). Como fundamentos metodológicos científicos
do Português como Língua de Acolhimento em Roraima temos, Zambrano (2019).
Desse modo, a partir desses entendimentos teóricos entende-se que as possibilidades
de conclusões de atos comunicativos como: boa leitura, interpretação e escrita,
podem propiciar êxitos no ensino-aprendizagem, em especial aos estudantes
imigrantes da EJA.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MARIA DAJUDA ALOMBA RIBEIRO
Externo à Instituição - PAULA GRACIANO PEREIRA
Externo à Instituição - RICARDO SANTOS DANTAS
Notícia cadastrada em: 10/11/2023 16:55
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