ARTE, MEMÓRIA, HISTÓRIA E IDENTIDADE WAPICHANA: DAS FIBRAS DA BANANEIRA A CRIAÇÃO DE PAPEL COM PADRÕES GRÁFICOS QUE DEMARCAM A CULTURA
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Esta pesquisa teve como objetivo conectar arte, memória e identidade Wapichana
pela experiência com o aproveitamento do tronco da bananeira e da transformação da
fibra em papel, com a aplicação de grafismos indígenas Wapichana no Estado de
Roraima. As questões que nortearam esta pesquisa foram: será que escrever sobre a
experiência ajuda a quem ainda não conseguiu reconhecer-se enquanto Wapichana
fazer “o caminho de volta”? No processo de pesquisa, foi importante a retomada de
aspectos da identidade cultural indígena, tais como os grafismos e objetos criados
pelos Wapichana, até que ponto é possível reconectar com essa força? A dissertação
contribuiu para a retomada de aspectos da identidade cultural indígena Wapichana,
narrando parte da história de vida, do desenvolvimento do projeto Artes e Fibras e do
encontro com a Vovó Bananeira, documentou algumas formas, nomes e sentidos dos
padrões gráficos indígenas Wapichana em Roraima. O estudo seguiu na interface
entre imagens e elementos da cosmologia Wapichana, articulando as práticas
artísticas da pesquisadora com a memória desses grafismos e as discussões sobre
arte contemporânea indígena. A metodologia incluiu relato de experiência, revisão
bibliográfica e etnofotografia. E os referenciais teóricos incluem as discussões sobre
arte e literatura indígenas de autores como Krenak (2019), Graúna (2013), Kambeba
(2020) e materiais de autoria não indígena de Cesarino (2013), Machado (2016,
2022), Lagrou (2007, 2009), Lux Vidal (1992), dentre outros (as). Assim, a diversidade
de saberes e fazeres aqui unidos, expressam a história e a cultura Wapichana.