MOVIMENTOS INTERCULTURAIS NAS REDES SOCIAIS E PROCESSOS DE LETRAMENTO DE ESTUDANTES WAPICHANA, MACUXI E TAUREANG EM RORAIMA
Redes Sociais; Letramento crítico; Estudantes Indígenas; Macuxi, Wapichana, Taurepang.
O texto tem o objetivo de compreender como os movimentos sociais
interculturais estabelecidos nas redes sociais com o uso da linguagem escrita
para comunicar-se, podem contribuir com o processo de letramento de
estudantes indígenas Macuxi, Wapichana e Taurepang em Roraima. A
problemática da pesquisa consiste em pensar como as relações sociais
interculturais críticas, estabelecidas nas redes sociais e o uso constante da
linguagem escrita para comunicar-se contribuem com o processo de letramento
emancipador de estudantes indígenas Macuxi, Wapichana e Taurepang em
Roraima. O trabalho proposto entende que a alfabetização digital ocorre quando
os indígenas usam a tecnologia com autonomia e capacidade crítica para
aprimorar suas atividades educacionais e cotidianas. Portanto, ao fornecer tal
ferramenta e integrá-la à prática em sala de aula, as escolas indígenas podem
desenvolver a experiência dos alunos usarem recursos oriundos do movimento
intercultural nas redes sociais, prestigiando postagens de indígenas para
trabalharem o letramento, a inclusão digital e a proficiência digital juntos.