POSAGRO PROG. DE POS-GRAD. EM AGRONOMIA - MESTRADO DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO DA SILVA E SILVA

DISCENTE : ANTONIO DA SILVA E SILVA
DATA : 06/02/2024

CARACTERIZAÇÃO DE TERRAS PRETAS ARQUEOLÓGICAS EM PROPRIEDADES RURAIS NA MESORREGIÃO SUL DO ESTADO DE RORAIMA

Amazônia, Ocupação da Terra, Rede de Drenagem, Solo Antrópico, Uso da Terra.

Apesar da existência de muitas pesquisas sobre as Terras Pretas Arqueológicas - TPA, ainda existe uma lacuna muito grande na região Amazônica, com muitas áreas inexploradas cientificamente. Dessa maneira, esse trabalho teve como objetivo caracterizar e classificar as Terras Pretas Arqueológicas localizadas em Propriedades Rurais e em uma Comunidade Ribeirinha da Mesorregião Sul do Estado de Roraima. Nesses locais, num total de 13 áreas foram abertas trincheiras e os perfis caracterizados morfologicamente e amostrados para classificação do solo e datação por Carbono 14C, as áreas foram georreferenciadas e mensuradas, os históricos de uso da terra foram descritos, bem como a vegetação predominante da região. Foram realizadas as seguintes análises físicas: textura, densidades do solo. As análises químicas constaram de: pH em água e KCl, cátions trocáveis, Al trocável, P disponível, acidez titulável (H+Al), N total e Matéria orgânica. Para confecção dos mapas, foi utilizado o processamento computacional em um Sistema de Informação Geográfica – SIG, utilizando ferramentas de geoprocessamento com auxílio do software ArcGIS versão 10.6, os atributos confeccionados a partir de imagens SRTM foram (rede de drenagem e relevo). Os perfis foram classificados no Sistema Brasileiro de Classificação de Solos como: Argissolo Amarelo, Cambissolo Háplico, Argissolo Amarelo, Latossolo Amarelo, Latossolo Amarelo, Latossolo Amarelo, Argissolo Amarelo, Latossolo Amarelo, Argissolo Amarelo, Argissolo Amarelo, Argissolo Vermelho-amarelo, Nitossolo Vermelho e Argissolo Amarelo. Sugere-se a inclusão do subgrupo antrópico no SiBCS. Os horizontes antrópicos de todos os perfis amostrados na região têm caráter eutrófico com exceção de 3. Apresentando Idades que variaram de 1120 a 1864 anos antes do presente - AP. Todas as áreas de TPA estão associadas a uma rede de drenagem variando de um pequeno igarapé de aproximadamente 6m de largura a um rio de grande vasão, com o rio Branco, com mais de 1700m de largura. As 13 áreas estão localizadas em locais apresentado pouca variação de relevo, com predominância de áreas planas a suavemente onduladas, fora da área de inundação.

Externo ao Programa - ***.091.466-** - CARLOS ERNESTO GONÇALVES REYNAUD SCHAEFER - UFV
Externo ao Programa - 2895403 - FERNANDO GOMES DE SOUZA - nullExterno ao Programa - ***.207.127-** - MÁRCIO ROCHA FRANCELINO - UFRR
Presidente - 1030677 - VALDINAR FERREIRA MELO
Notícia cadastrada em: 06/02/2024 15:45