EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E FRONTEIRAS: ESTUDO SOBRE O PAPEL E A ATUAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DA MIGRAÇÃO DE VENEZUELANOS PARA RORAIMA.
Palavras Chave: Migração Venezuelana; Educação escolar; Escola Estadual Ana Libória; Escola Estadual Nova esperança.
Keywords: Venezuelan migration; Schooling; Ana Libória State School; Nova Esperança State School.
O estado de Roraima passa um momento singular de sua história: desde o ano de 2015, quando a “crise” na Venezuela, país que faz fronteira com Roraima, se agudizou, que contingentes cada vez mais volumosos de refugiados venezuelanos fugindo da fome, da falta de emprego e de outros tantos problemas que assolam aquele País, buscaram (e continuam buscando) nesse Estado da federação brasileira um lugar para viver e sobreviver perante tantas dificuldades impostas pela vida. Nesse contexto migratório, um dos espaços institucionais onde estes estão adentrando em grande número são as escolas. No presente trabalho pretendemos nos aprofundar neste debate sobre como os migrantes venezuelanos estão se incorporando no sistema educacional de Roraima, mais especificamente sobre como a educação escolar pode contribuir para a adaptação do migrante venezuelano na sociedade brasileira. Também é nosso interesse analisar como o próprio sistema educacional vem reagindo a esse cenário, mediante as práticas de todos os agentes envolvidos (professores, funcionários, alunos, etc.). Serão analisadas as Escolas Estaduas Ana Libória em Boa Vista/RR e Nova Esperança em Mucajaí/RR. Além disso, será aplicado um breve questionário com perguntas simples e fechadas para a produção de dados. Para tanto, empregaremos a estratégia metodológica da pesquisa qualitativa, em que realizaremos entrevistas e questionários: será aplicado um questionário com o corpo gestor e com parte do corpo docente dessas escolas.