ENTRE A ORALIDADE E A ESCRITA: Nuances dos elementos metamórficos no mito de Makunaima na narrativa Pemon.
Este projeto de dissertação de mestrado desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras da UFRR, tem a finalidade de analisar nuances dos elementos metamórficos e de toponímia que entremeiam a narrativa do mito de Macunaíma nas obras Do Roraima ao Orinoco e Macuxi Panton. Nesse sentido dois aspectos nortearão a escrita: um lugar teórico a partir do qual pretende-se discutir o conceito de mito considerando as contribuições da literatura, história e antropologia e, uma apresentação pontual de análises das categorias tática e estratégia como parte do processo de reinvenção do cotidiano, como resultante da interação da cultura ancestral Macuxi com a cultura ocidental, buscando identificar fatores marcantes na opção por um novo delineamento do mito. A pesquisa com enfoque no conceito de trickster clássico, o ser mítico que oscila entre o lado do homem e no lado da natureza, no perspectivismo ameríndio, bem como nas nuances do estranho, do fantástico e do maravilhoso nas poéticas orais indígenas. Além, da busca pelo conhecimento das poéticas ancestrais do circum-Roraima, a pesquisa evidencia o anseio de estar envolvidos com a história, com o sentido de nós mesmos no tempo e, em relação a outras formas da experiência humana, colocando-nos na situação de alteridade e proporcionando uma forma mais abrangente de imersão no mundo das significações míticas dos relatos orais das comunidade locais. Em síntese esse texto representa esse desejo de alteridade, um mergulho nesse espaço de sujeitos híbridos e periféricos nos sistemas, códigos, padrões e signos dos sujeitos silenciados.