PPGSOF PROG. DE POS-GRAD. EM SOC. E FRONTEIRAS DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: (95) 98113-0430

Banca de QUALIFICAÇÃO: WALLIANE DA COSTA SILVA MEDEIROS

DISCENTE: WALLIANE DA COSTA SILVA MEDEIROS
DATA: 01/09/2020
LOCAL: Sala 32 do Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal de Roraima

A influência da BR – 174 na dinâmica de produção do espaço territorial do município de Rorainópolis – Roraima.

Espaço, Território, Rorainópolis, rodovia BR-174.

Space, territorial, Rorainópolis, highway  BR-174.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Considerando a rodovia federal BR-174 como principal ponto de acesso terrestre do estado de Roraima, participante no desenrolar histórico, cultural, social e econômico de espaços urbanos constituídos nas suas áreas adjacentes e revestida de territorialidade nos locais onde há relação direta com a rodovia, optou-se por investigar a influência da BR-174 na dinâmica de produção do espaço territorial de Rorainópolis-RR. O referido município foi escolhido para realização da pesquisa, por se considerar que sua gênese de formação está ligada à rodovia, uma vez que o primeiro aglomerado se constituiu no entorno da mesma, o que deduz a ideia de que a produção do espaço territorial desta cidade está ou esteve condicionada à influência da BR-174. O estudo compreenderá os períodos entre as décadas de 1975-1995, pois corresponde a parte histórica da gênese de formação de Rorainópolis, o contexto político econômico da Amazônia com os projetos de assentamentos e a elevação à categoria de município. O objetivo da pesquisa é analisar a influência da BR-174 na dinâmica de produção do espaço territorial do município de Rorainópolis-RR. A metodologia consistirá em uma análise com visitas à campo e uso de entrevista semiestruturada, será de ordem qualitativa e caráter exploratório e, diante da temática proposta, os aportes teóricos utilizados, fundamentarão a ideia central a respeito da produção do espaço territorial com as premissas de trazer à luz abordagens explicativas, que auxiliem na compreensão do tema e sua aplicação no campo de estudo.

Interno - 388046 - ANA LUCIA DE SOUSA
Externo ao Programa - 1024244 - ANTONIO TOLRINO DE REZENDE VERAS