Estudantes guianenses em Bonfim: identidade em construção.
Fronteira. Educação. Identidade. Guiana.
Frontera. Educación. Identidad. Guayana.
O presente trabalho aborda tem como base a construção identitárias dos estudantes guianenses que se deslocam diariamente para estradarem na escola estadual Aldébora José de Alcântara no município de Bonfim. Analisando o processo de construção de identidade dos estudantes guianenses em conexão com o sistema educativo, uma vez que vai tratar-se sobre a relação desses sujeitos inseridos no contexto escolar brasileiro com sua identidade estrangeira. Porém estes sujeitos tendem ao longo de suas trajetórias adquirem outros valores em suas relações interculturais e interações sociais em seus cotidianos. O enfoque da identidade se desdobrará na pesquisa dentro de uma perspectiva pessoal e social. Neste sentido as discussões identitárias estão marcadas pelas relações sociais culturais e políticas. Pode-se entender que a identidade é considerada um processo que está sempre numa dimensão que se insere nos sujeitos ao longo de suas interações, os quais estabelecem e se apropriam de novos conhecimentos formando redes e relações de conflitos que se configuram por negociações e alteridades.