Políticas Públicas ofertadas a estrangeiros na área da educação na fronteira Brasil-Venezuela no período de 2014 a 2018.
Educação; Fronteira; Políticas públicas.
Education; Border; Public policy.
A pesquisa tem como motivação a intensificação da migração de venezuelanos para o Estado de Roraima. Situação que traz impactos, entre outros espaços, no âmbito das políticas públicas sociais. Assim, nosso interesse é analisar de que maneira esse processo migratório vem impactando a oferta de serviços básicos da educação e a forma como o governo no Brasil vem lidando com essa nova situação. De caráter descritivo, com orientação analítico-descritivo, mediante entrevistas semiestruturadas com questões em aberto, os sujeitos da pesquisa são gestores, professores, funcionários das escolas públicas da área urbana de Pacaraima, alunos brasileiros e venezuelanos e os pais de alunos. Foi possível observar, ao visitar a região, o aumento na procura por parte dos estrangeiros e, consequentemente, no atendimento a essas pessoas. O aumento na migração de venezuelanos para o Brasil, resultante da crise econômica e política vivenciada no país vizinho, o que justifica a realização desta pesquisa científica.