PPGSOF PROG. DE POS-GRAD. EM SOC. E FRONTEIRAS DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: (95) 98113-0430

Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIELE NAYARA DO NASCIMENTO ARAÚJO

DISCENTE: ADRIELE NAYARA DO NASCIMENTO ARAÚJO
DATA: 11/09/2020
LOCAL: Auditório do Centro de Ciências Humanas

O DESLOCAMENTO DOS INDÍGENAS YANOMAMI PARA A CAPITAL BOA VISTA-RR.

Deslocamento; Yanomami; Boa Vista.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Este projeto tem a finalidade de discutir as causas do deslocamento de índios Yanomami de suas comunidades para a cidade de Boa Vista-RR, senão também as consequências da presença Yanomami nas perifierias de uma cidade grande como a capital do estado de Roraima. Além disso, fornecer subsídios teóricos práticas para um melhor enfrentamento da precariedade em que estes indígenas se encontram. É um cenário de luta, cujo plano de fundo é a imagem do indígena Yanomami vagando pelas ruas de Boa Vista que encontrou subsídios para iniciar uma pesquisa voltada para a questão indígena. E ao trabalhar tal questão é necessário fazer uma discussão; a discussão gera conhecimentos fundamentais para desmistificar o preconceito em relação aos indígenas. Pesquisar sobre a história indígena do Estado de Roraima é relevante devido ao histórico de luta e resistência indígena ocorrida nos últimos séculos, seja na luta pela terra, educação, segurança e saúde, assim como a garantia de direitos, luta esta que não se limita às décadas passadas ou aos séculos que se passaram, haja vista é uma luta que perdura ainda nos dias de hoje. Outro fator relevante para a escolha deste tema foi a minha descendência indígena. Minha avó era uma indígena da etnia Macuxi, nascida na comunidade de Santa Rosa, localizada na região de São Marcos e desde que teve seus nove filhos, veio para a cidade de Boa Vista, para tentar uma vida melhor, ou pelo menos se deslocou com essa intenção. Para tanto, pretende-se inicialmente fazer um levantamento bibliográfico sobre a historiografia indígena já existente a respeito da temática em análise com o intuito de conhecer as origens desse processo de deslocamento e inserção na sociedade não indígena. Para além disso, a realização de entrevista faz-se necessária com alguns indígenas que vivenciam este processo de deslocamento, bem como as lideranças dos Yanomami e seu ponto de vista acerca da situação enfrentada por seu povo.

Interno - 388046 - ANA LUCIA DE SOUSA
Presidente - 388187 - FABIO ALMEIDA DE CARVALHO