Educação Indígena e Formação Social dos Jovens Macuxi e Wapichana na Comunidade Indígena: propostas, desafios e possibilidades.
Educação, Juventude, Calendário Socionatural, Método Indsutivo Intercultural.
No presente trabalho apresentamos uma análise da educação indígena e o processo de formação social dos jovens, um pouco também sobre o reconhecimento dos direitos da educação intercultural dos povos indígenas, e o desafio de ser jovem Macuxi e Wapichana na comunidade indígena Manoá. Nesta perspectiva aprofundaremos o diálogo entre a educação indígena, o contexto de mudança culturais e o conflito de formação social que ocorre entre os jovens e os elementos que moldam a vida social desses sujeitos. A partir das experiências ligadas às atividades dos jovens na comunidade, buscamos relacionar os conhecimentos que estes possuem no contexto familiar e social da comunidade, que envolve os valores e conhecimento de mundo, e elaborar uma proposta de ensino onde o estudo visa perceber e evidenciar os conhecimentos implícitos das atividades significativas na qual os jovens participam dentro da comunidade. Diante desse desafio, iremos reconstruir o calendário sociocultural da comunidade Manoá, apresentando propostas de ensino através de método indutivo intercultural, e da teoria da atividade na perspectiva Vygotskiana. Este estudo é desenvolvido através do calendário socionatural, das atividades cotidianas e conhecimento indígena, são analisadas conforme a relação sociedade e natureza (Gasché) compreendido na educação indígena como conhecimentos específicos, que criam instrumentos articuladores de conhecimento social com as disciplinas construindo currículo escolar próprio, uma nova perspectiva de ensino que vem mostrando interessante para a construção de uma nova educação indígena. Neste estudo, o tempo o espaço, o meio ambiente fazem parte desse processo, e principalmente a interação de respeito com a natureza, que são os objetos de estudo dessa dissertação.