ENTRE VIVÊNCIAS NA AMAZÔNIA: a formação social dos jovens wapichana de Canauanim – Cantá -RR
PALAVRAS-CHAVE - Formação sociocultural – Teoria da Atividade –Conhecimento Indígena
KEYWORDS - Sociocultural formation - Activity Theory - Indigenous Knowledge
O presente estudo busca compreender o processo de formação sociocultural dos jovens wapichana de Canauanim, comunidade indígena localizada aproximadamente 25 km da capital Boa Vista, na Terra Indígena Canauanim, Região Serra da Lua, município de Cantá- RR. O estudo da formação sociocultural dos jovens wapichana de Canauanim será baseado no Método de análise de Jorge Gasché, o Método Indutivo intercultural que se baseia na Teoria de Lev Vygotsky, a Teoria da Atividade que defende que o desenvolvimento do ser humano se dar através da necessidade de uma relação com o meio o qual está inserido, sendo portanto a personalidade produzida pelas relações sociais que o ser humano estabelece por sua atividade e se constitui como um processo avançado de desenvolvimento. Desta forma, o MII visa explicar o conhecimento indígena na execução das atividades da sociedade indígena através do calendário socionatural da comunidade indígena Canauanim, além de destacar as diversas atividades desenvolvidas durante o ano, apresentando por gênero e faixa etária as atividades desenvolvidas por crianças, jovens, mulheres e homens.