ESTUDANDES GUIANENSES NA ESCOLA EM BONFIM: IDENTIDADE EM CONSTRUÇÃO
Estudante; Identidade; Fronteira; Escola.
Keywords: Student; Identity; Border; School.
O estudo sobre a identidade dos alunos advindos da República Cooperativa da Guiana permitiu aprofundar elementos teóricos para dialogar, com campo empírico pelas interfaces das relações políticas e administrativas dos estados Brasil/Guiana. O processo investigativo, possibilitou analisar com propriedade junto à linha de pesquisa: Fronteiras e processos socioculturais. Nesta perspectiva, delimitou-se o objeto de pesquisa, com os estudantes guianenses inseridos no contexto escolar brasileiro. Assim se fez necessário elaborar uma pergunta que permitisse investigar, como se constrói a identidade dos estudantes guianenses em uma escola pública militarizada na área urbana do município de Bonfim/RR. Portanto o objetivo geral seguiu atendendo a pergunta no sentido de analisar o processo de construção da identidade no contexto escolar desses sujeitos na referida escola. Para alcançar os objetivos específicos fez-se necessário compreender a interconexão da construção de identidade e fronteira, identificar a dinâmica escolar diante da configuração do sistema de ensino brasileiro na fronteira, além de caracterizar os processos identitários dos estudantes guianenses, presentes na escola, mediante as trajetórias cotidianas do “ir” e “vir” na fronteira. A abordagem metodológica para o desenvolvimento do trabalho se constituiu mediante um caráter qualitativo. Quanto aos procedimentos de campo se fizeram através de visita técnica à escola escolhida para apresentar a proposta investigativa, que se desencadeou com à equipe gestora. No percurso metodológico foram analisadas literaturas no sentido de desvelar os conceitos acerca de identidade, fronteira e nação junto aos fundamentos educacionais. No campo empírico foram realizadas entrevistas e rodas de conversas com os estudantes. Além destes procedimentos dialogou-se com gestores e professores. Dado a investigação e construção deste estudo se firmou a análise e reflexões pertinentes sobre a construção de identidade dos estudantes, após percebê-los e ouvi-los como agentes que se inventam e se reinventando tanto em seus locais de pertencimento quanto em seus trânsitos de assimilação de novos conhecimentos entre as fronteiras humanas e simbólicas.