PPGSOF PROG. DE POS-GRAD. EM SOC. E FRONTEIRAS DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: (95) 98113-0430

Banca de DEFESA: EVERTON JOSE GOMES DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EVERTON JOSE GOMES DOS SANTOS
DATA: 23/09/2020
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório do Centro de Ciências Humanas
TÍTULO:

ESTUDANDES GUIANENSES NA ESCOLA EM BONFIM: IDENTIDADE EM CONSTRUÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

 Estudante; Identidade; Fronteira; Escola.

 

Keywords: Student; Identity; Border; School.


PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

O estudo sobre a identidade dos alunos advindos da República Cooperativa da Guiana permitiu aprofundar elementos teóricos para dialogar, com campo empírico pelas interfaces das relações políticas e administrativas dos estados Brasil/Guiana. O processo investigativo, possibilitou analisar com propriedade junto à linha de pesquisa: Fronteiras e processos socioculturais. Nesta perspectiva, delimitou-se o objeto de pesquisa, com os estudantes guianenses inseridos no contexto escolar brasileiro. Assim se fez necessário elaborar uma pergunta que permitisse investigar, como se constrói a identidade dos estudantes guianenses em uma escola pública militarizada na área urbana do município de Bonfim/RR. Portanto o objetivo geral seguiu atendendo a pergunta no sentido de analisar o processo de construção da identidade no contexto escolar desses sujeitos na referida escola. Para alcançar os objetivos específicos fez-se necessário compreender a interconexão da construção de identidade e fronteira, identificar a dinâmica escolar diante da configuração do sistema de ensino brasileiro na fronteira, além de caracterizar os processos identitários dos estudantes guianenses, presentes na escola, mediante as trajetórias cotidianas do “ir” e “vir” na fronteira. A abordagem metodológica para o desenvolvimento do trabalho se constituiu mediante um caráter qualitativo. Quanto aos procedimentos de campo se fizeram através de visita técnica à escola escolhida para apresentar a proposta investigativa, que se desencadeou com à equipe gestora. No percurso metodológico foram analisadas literaturas no sentido de desvelar os conceitos acerca de identidade, fronteira e nação junto aos fundamentos educacionais. No campo empírico foram realizadas entrevistas e rodas de conversas com os estudantes. Além destes procedimentos dialogou-se com gestores e professores. Dado a investigação e construção deste estudo se firmou a análise e reflexões pertinentes sobre a construção de identidade dos estudantes, após percebê-los e ouvi-los como agentes que se inventam e se reinventando tanto em seus locais de pertencimento quanto em seus trânsitos de assimilação de novos conhecimentos entre as fronteiras humanas e simbólicas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1549210 - AMERICO ALVES DE LYRA JUNIOR
Presidente - 7713571 - ANA LIA FARIAS VALE
Externo ao Programa - 3573953 - JONILDO VIANA DOS SANTOS
Interno - 1299271 - MARIANA CUNHA PEREIRA
Notícia cadastrada em: 22/09/2020 15:16
SIGAA | DTI - Diretoria da Tecnologia de Informação - (95) | Copyright © 2006-2024 - UFRN - novo-sig-server4.jboss4