PPGSOF PROG. DE POS-GRAD. EM SOC. E FRONTEIRAS DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: (95) 98113-0430

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA JOSE BARROSO SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA JOSE BARROSO SILVA
DATA: 30/09/2020
HORA: 16:00
LOCAL: http://conferenciaweb.rnp.br/ppgsof-ufrr
TÍTULO:

POLÍTICAS PUBLICAS DE ACOLHIMENTO PARA ALUNOS ESTRANGEIROS NO SISTEMA DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE BOA VISTA/RR


PALAVRAS-CHAVES:

Educação. Alunos Estrangeiros. Inclusão. Políticas Públicas.

 

 

Education. Foreign Students. Inclusion. Public policy.


PÁGINAS: 36
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A pesquisa terá como objetivo analisar aplicabilidade das políticas públicas educacionais, para alunos estrangeiros na Escola Municipal Nova Canaã, inserida na área urbana de Boa Vista, no estado de Roraima, investigando como ocorre o acolhimento, a contextualização do papel da escola face a diversidade e identificando as propostas curriculares no contexto da sala de aula. O sistema de ensino municipal da cidade de Boa Vista encontra-se desde 2017 recebendo uma grande demanda de estrangeiros tornando-se relevante considerar a importância da escola e consequentemente, da educação na vida desses indivíduos, como o direito à cidadania em conformidade com as políticas educacionais, baseando-se no fato de que possuem todos os direitos à educação portanto, levanta-se a hipótese de quais políticas públicas utilizadas pela Sistema de Educação Municipal para atender os alunos estrangeiros em seu sistema de ensino e como as escolas municipais contextualizam as diversidades culturais no que diz respeito às questões de acolhimento e políticas curriculares no contexto da sala de aula, em relação ao ensino aprendizagem. Para tanto, os procedimentos metodológicos serão do tipo bibliográfico, documental e de campo, investigando as leis e os decretos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o Projeto Político Pedagógico, o Regimento Interno e o material de matrícula da escola, além do Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Na pesquisa de campo serão empregadas as técnicas da observação e entrevistas usando o método indutivo, de tal modo, que esse processo de integração do aluno estrangeiro no cotidiano escolar configura-se como uma sólida problemática que norteia o interesse científico por esta temática nesta pesquisa.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 7713571 - ANA LIA FARIAS VALE
Interno - 388046 - ANA LUCIA DE SOUSA
Interno - 1026580 - MARIA LUIZA FERNANDES
Externo à Instituição - MARISTELA BORTOLON DE MATOS - CEFET-RR
Externo à Instituição - ROSELI BERNARDO SILVA DOS SANTOS - IFPI
Notícia cadastrada em: 23/09/2020 22:16
SIGAA | DTI - Diretoria da Tecnologia de Informação - (95) | Copyright © 2006-2024 - UFRN - novo-sig-server3.jboss3