Políticas públicas na educação: a migração venezuelana no espaço escolar e urbano do município de Pacaraima - Roraima.
Educação. Migração. Políticas Públicas.
Education. Migration. Public Policies.
O estudo proposto apresenta a temática das políticas públicas na educação refletindo sobre os impactos da migração venezuelana no espaço escolar e urbano do município de Pacaraima – Roraima, fronteira (Brasil – Venezuela), tendo como objetivo geral analisar as políticas públicas na área de educação na fronteira Brasil-Venezuela, averiguando os efeitos do contexto migratório desse serviço público a brasileiros e venezuelanos. Como conclusão a metodologia da pesquisa se caracteriza como descritiva, bibliográfica, e qualitativa, sob uma abordagem metodológica sistêmica, de caráter exploratório e participativo. Analisando assim, os conceitos de políticas públicas e a sua utilização na sociedade, identificando e verificando dessa forma, as políticas públicas oferecidas na área da educação, que atendem os brasileiros e venezuelanos atingidos pelos impactos da migração no município de Pacaraima. Foi perceptível que não há políticas públicas na área da educação, especificas que atendam às necessidades de uma fronteira, ainda mais no contexto de Pacaraima, que é o município que primeiro atende e acolhe aos venezuelanos que decidem sair do seu país.