VIVÊNCIAS INDÍGENAS: a formação social da criança Wapichana de Canauanim – Cantá / Roraima, a partir da experiência do Método Indutivo Intercultural
Formação social. Criança Wapichana. Método indutivo intercultural.
Keywords: Social Formation. Wapichana child. Intercultural Inductive Method.
Esta pesquisa teve por objetivo apresentar reflexões acerca das crianças Wapichana entre 11 e 14 anos, da Comunidade Indígena Canauanim, no município de Cantá, localizada, aproximadamente, a 25 km da capital Boa Vista- RR, visando compreender como ocorre a sua formação social. O estudo foi baseado no Método Indutivo Intercultural idealizado por Jorge Gasché. Este Método é vinculado a vertente vygotskyana, pautada na Teoria da Atividade, a qual aponta que o desenvolvimento do ser humano ocorre através da necessidade de uma relação com o meio no qual está inserido, sendo, portanto, a personalidade produzida pelas relações sociais que o ser humano estabelece por sua atividade, e se constitui como um processo avançado de desenvolvimento. Neste sentido, a pesquisa se baseia numa perspectiva etnográfica onde se pretendeu analisar e compreender, como a criança Wapichana constrói seu conhecimento partindo das interações estabelecidas de suas vivências. Ao discutir os elementos no desenvolvimento social das crianças, a partir da experiência do Método Indutivo Intercultural, ficou clara a forma como elas estabelecem seu primeiro vínculo, com a sociedade e com o mundo, através da convivência familiar, foi o que pudemos observar no Calendário Socionatural, além de considerar que esta inter-relação de conhecimentos promove a formação social a partir das relações com os pais, com a comunidade e com o meio ambiente onde estão inseridas.