PPGSOF PROG. DE POS-GRAD. EM SOC. E FRONTEIRAS DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: (95) 98113-0430

Banca de DEFESA: YVES DE CARVALHO SOUZEDO

DISCENTE: YVES DE CARVALHO SOUZEDO
DATA: 29/03/2021
LOCAL: https://meet.google.com/yzp-yqym-yyj

A VISÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DO ACOLHIMENTO E INSERÇÃO DE MIGRANTES VENEZUELANOS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE RORAIMA: ESTUDO DE CASOS.

Palavras Chave: Migração Venezuelana; Educação escolar; Profissionais da educação; Escola Estadual Ana Libória; Escola estadual Monteiro Lobato; Escola Estadual Nova Esperança.

Keywords: Venezuelan Migration; Schooling; Education professionals; Ana Libória State School; Monteiro Lobato State School; Nova Esperança State School.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O estado de Roraima passa um momento singular de sua história: desde o ano de 2015, quando a “crise” na Venezuela, país que faz fronteira com Roraima, se agudizou, que contingentes cada vez mais volumosos de refugiados venezuelanos fugindo da fome, da falta de emprego e de outros tantos problemas que assolam aquele País, buscaram (e continuam buscando) nesse estado da federação brasileira um lugar para viver e sobreviver perante tantas dificuldades impostas pela vida. Nesse contexto migratório, um dos espaços institucionais onde estes estão adentrando em grande número são as escolas. No presente trabalho pretendemos nos aprofundar neste debate sobre como os migrantes venezuelanos estão se incorporando no sistema educacional de Roraima, através da análise da ótica dos profissionais (professores, coordenação e gestão) da educação sobre o contexto. Também foi nosso interesse analisar como o próprio sistema educacional vem reagindo a esse cenário, mediante as práticas de todos os agentes envolvidos (professores, funcionários, alunos, etc.). Foram pesquisados os profissionais que atuam na Escola Estadual Ana Libória e na Escola Estadual Monteiro Lobato em Boa Vista/RR e também a Escola Estadual Nova Esperança em Mucajaí/RR. Foram aplicados questionários com perguntas simples e fechadas para a produção de dados, bem como com perguntas abertas para uma analise qualitativa. Por fim, a pesquisa concluiu que não há uma estratégia oficial de acolhimento a esses migrantes nessas escolas e apesar de varias ações terem sido desenvolvidas de forma voluntária por esses profissionais, questões como a xenofobia praticada por professionais da educação são evidentes, assim como a falta de preparo e formação para superar o momento. Para mudar esse contexto e para que a escola possa cumprir sua função social é necessário que políticas e ações sejam desenvolvidas.

Externo ao Programa - 1458795 - ALTIVA BARBOSA DA SILVA
Presidente - 388187 - FABIO ALMEIDA DE CARVALHO