PPGSOF PROG. DE POS-GRAD. EM SOC. E FRONTEIRAS DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: (95) 98113-0430

Banca de QUALIFICAÇÃO: NANOY VIEIRA ESBELL

DISCENTE: NANOY VIEIRA ESBELL
DATA: 27/05/2021
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/qualificacao-nanoy-vieira-esbell

INTERAÇÕES INTERCULTURAIS OBSERVADAS EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM BOA VISTA - RR

Migração. Jovem Migrante. Interculturalidade. Interações.

Migration. Young Migrant. Interculturality. Interactions.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Este Projeto de Pesquisa realizado no Programa de PósGraduação em Sociedade e Fronteiras da Universidade Federal de Roraima é um estudo interdisciplinar que abrangerá os estudos migratórios e os estudos interculturais na perspectiva da educação pensada a partir de um contexto marcado pelas migrações venezuelanas. Roraima é um Estado historicamente caracterizado pelas migrações sucessivas e por encontros de distintas culturas que resultam em trocas interculturais presentes na arte, na arquitetura, nas espacialidades, na religião, na culinária, e, assim por diante. São os migrantes que promovem estas interações que nem sempre são espontâneas ou simultâneas. Muitas vezes são tensas, violentas e resultam em xenofobia, intolerância, discriminação e resistência ao novo e às mudanças inerentes às interações interculturais que se processam nos contextos migratórios. Nos últimos cinco ou seis anos o Estado de Roraima tornou-se um referencial no acolhimento aos migrantes venezuelanos. Esta nova conjuntura oferece oportunidades de novas interações sociais que podem ser observadas em nível microssociológico a que este estudo pretende abordar com o objetivo de aprofundar o tema das migrações, na perspectiva intercultural observada nas interações interculturais vivenciadas por estudantes do Ensino Médio em uma Escola de Boa Vista – Roraima. A pesquisa pretende identificar elementos que possibilitem uma releitura das migrações a partir dos estudos interculturais e, ao mesmo tempo, mapear as possíveis interações interculturais experimentadas pelos jovens estudantes (migrantes e locais) na perspectiva das relações microssociais em diálogo interdisciplinar. Por fim, o estudo buscará verificar o potencial da educação intercultural para “reinventar a escola” em contexto transfronteiriço. Orientada pela metodologia qualitativa, a pesquisa de campo será realizada a partir do método bola de neve com participação ativa e efetiva dos jovens estudantes migrantes e brasileiros. Os resultados indicarão o nível das interações interculturais vivenciadas pelos alunos e seus reflexos na sociedade.

Interno - 388015 - FRANCILENE DOS SANTOS RODRIGUES
Externo ao Programa - 2244043 - JOAO PAULINO DA SILVA NETO