A Formação Social Do Jovem Da Comunidade Indígena Malacacheta a Partir das Análises das Atividades do Calendário Socionatural no Estudo do Método Indutivo Intercultural
Educação Indígena, Educação Escola Indígena, Formação Social
Neste presente projeto de pesquisa apresentamos a análise sobre a formação social do jovem wapixana da comunidade Malacacheta, que com sua vivência traz consigo uma gama de conhecimentos tradicionais que possibilita a compreensão da leitura de mundo e associar aos conhecimentos cientifico de acordo com a sociedade envolvente partindo da sua cultura, costumes e crenças. Nesta perspectiva aprofundaremos os debates sobre educação escolar e educação indígena os quais moldam a vida da sociedade envolvente para um mundo melhor onde estão envolvidos o homem e a natureza em uma relação de integridade que está contido um no outro (Gasché), assim como também utilizamos da teoria da atividade na perspectiva Vygotskiana para nos embasar neste estudo que envolvem conhecimentos em contexto da comunidade. Este trabalho será desenvolvido por meios de pesquisas bibliográficos e entrevistas on line sendo somente o permitido no momento de pandemia. O nosso maior aliado no processo desta dissertação neste momento é o homem e a natureza com sua integração social de saber utilizar a natureza e sua mãe terra em seu favor para produzir e preservar mantendo sua crença em conceber licença para ser utilizadas para vários fins.