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Banca de DEFESA: MARIA JOSE BARROSO SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA JOSE BARROSO SILVA
DATA: 09/09/2021
HORA: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/defesa-de-dissertacao-maria-jose-barroso-silva
TÍTULO:

UM OLHAR SOBRE MIGRAÇÃO, INTERCULTURALIDADE E EDUCAÇÃO Alunos Migrantes na Escola Municipal de Boa Vista/RR


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: identidade, alteridade, diversidade cultural, educação, migração e interculturalidade

 

 

Key-words: identity, otherness, cultural diversity, education, migration and interculturality


PÁGINAS: 131
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Nesta pesquisa trabalhou-se com a ideia de diversidade cultural em conexão com os processos educativos no contexto migratório venezuelano, que se apresenta no estado de Roraima de forma significativa desde 2017. Para isso, foi necessária uma análise reflexiva sobre as teorias que abordam contextos que contracenam sobre as identidades e diferenças, a alteridade na diversidade cultural e na educação, com ênfase na inclusão de migrantes no sistema de ensino como consequência da mobilidade humana. Referimo-nos à perspectiva de Silva (2000) sobre o processo identitário relacionando com a alteridade, a partir dos conceitos de Hall (2002) quanto a concepção de identidade do sujeito, também Silva (2018), Sebbah (2009), Ruiz (2008),

Ribeiro (2015) e Lévinas (1980), ao discorrerem sobre identidade nesse encontro com a alteridade ou o outro. Assim, a partir dessa reflexão, o desenvolvimento da interculturalidade existente a partir da inclusão de alunos migrantes no sistema de ensino brasileiro, para assim compreendermos as políticas públicas da Secretaria de Educação Municipal de Boa Vista-RR,

o acolhimento de alunos migrantes, a partir de Documentos Curriculares do Sistema de Educação Municipal de Boa Vista-RR. A pesquisa de campo ocorreu na Escola Municipal Juslany de Souza Flores, através da análise da documentação de matrículas de 2016 a 2019, na secretaria da escola e também nos materiais didático da coordenação, na direção, nas salas de aulas e nos planejamentos dos professores. Com isso, a intenção foi analisar o nivelamento dos alunos migrantes nas escolas municipais, procurando constatar informações sobre a adequação do material didático face a diversidade cultural implicada na participação de alunos migrantes inseridos no Sistema de ensino de educação municipal. Consideramos que refletir sobre o processo de acolhimento e suas implicações nas dinâmicas do sistema escolar, em um momento de forte demanda migratória, pode contribuir com melhorias no atendimento dos alunos migrantes. Constatou-se que na Escola Municipal Juslany de Souza Flores a comunidade escolar vive em um contexto de confluência de culturas, que fica evidenciado com o desafio de comunicação que propõe a falta de conhecimentos nas línguas espanhol e português. Talvez essa problemática seja uma força para assumir os caminhos da interculturalidade que se precisam para responder às condições que a realidade educativa e multicultural de Roraima apresenta hoje.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 213.803.088-10 - ADRIÁN JOSÉ PADILLA FERNÁNDEZ - NENHUMA
Externo ao Programa - 1871322 - LEILA ADRIANA BAPTAGLIN
Interno - 1576477 - MARCIA MARIA DE OLIVEIRA
Interno - 1299271 - MARIANA CUNHA PEREIRA
Notícia cadastrada em: 24/08/2021 20:20
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