“Uma Análise Crítica da Resolução nº 007/2018: Ação Afirmativa na Educação Superior para Migrantes na UFRR”
Refugiados e migrantes; acesso à educação superior; políticas afirmativas; evasão; UFRR
Este projeto investiga a aplicação Resolução nº 007/2018, que estabelece o Programa de acesso de estudantes solicitantes de refúgio, refugiados e imigrantes em situação de vulnerabilidade aos cursos de graduação da UFRR, disponibilizando vagas remanescentes. Pesquisas preliminares mostram um alto índice de evasão, o que nos leva a questionar quais são as principais problemáticas e obstáculos que fomentam a evasão desses alunos e que levam a não conclusão do curso de graduação. Neste sentido, a pesquisa abordará as políticas públicas relativas à educação superior para esse público-alvo no âmbito nacional e local; discutirá as práticas inclusivas desenvolvidas pela UFRR para o ingresso de imigrantes; e analisará fatores sociais e individuais, que conduzem ao baixo rendimento e a evasão dos discentes integrados no Programa. Para tanto, a pesquisa se desenvolverá de forma quantitativa e qualitativa, analisando dados referentes à aprovação, evasão, índices de rendimento acadêmico e médias, assim como as dificuldades encontradas durante o curso, a relevância das políticas e estratégias institucionais e aquelas adotadas pelos estudantes, tendo como fontes primárias questionários fechados, abertos e padronizados realizados com coordenadores, professores e alunos, que serão trabalhados através de triangulação. Ao se debruçar sobre o andamento do Programa, situa-se no campo da análise das políticas afirmativas e inclusivas na educação superior, visando discutir questões relativas à sua efetividade no sentido de proporcionar acesso e integração educacional aos alunos refugiados, solicitantes de refúgio e imigrante em situação de vulnerabilidade.