DAS FLECHAS AO FUZIL: INSERÇÃO DOS WAPIXANA NO CONTEXTO DO EXÉRCITO BRASILEIRO EM RORAIMA
Wapixana. Soldados Indígenas. Mediação Cultural. Exército Brasileiro
Este Projeto de Pesquisa, realizado no Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras da Universidade Federal de Roraima, é um estudo interdisciplinar que abrangerá os estudos migratórios e os estudos interculturais na perspectiva de mediações culturais no contexto das unidades do Exército Brasileiro (EB). Essas mediações serão no contexto de alistamento, treinamento e doutrinamento ao receber e formar soldados Wapixana provenientes do Estado de Roraima. O espaço restrito dos quarteis do EB é o ambiente de contato interétnico que abrange culturas diferentes: Wapixana, membros das forças armadas de outros locais do país e a cultura da caserna. A doutrina militar em contato com a cultura Wapixana poderá oferecer elementos que estabeleçam um ambiente de mediação cultural na realidade militar e com isso, material para a observação e desenvolvimento da pesquisa. A doutrina militar do Exército foi desenvolvida ao longo dos anos e está presente no espaço dos quarteis através da constante lembrança do espírito militar, que são as relações, códigos e processos que envolvem os militares do EB. Esses militares são subdivididos em unidades de selva, pelotões de fronteira e unidades administrativas. São nesses espaços que o futuro soldado é inserido, desde seu alistamento e contínuo doutrinamento para se estabelecer o espírito militar. No contexto de alistamento e formação, encontra-se um dos temas principais de pesquisa, que é a compreensão simbólica entre o guerreiro Wapixana e a formação do soldado indígena. A pesquisa se desenvolverá nessa trajetória no intuito de entender e contribuir na atual inserção de indígenas no EB e estabelecer uma crítica ao comparar com outras Forças Armadas que tem regras estabelecidas e contingentes operacionais inteiramente indígenas. Essa crítica visa estabelecer no quadro operacional do EB, os indígenas Wapixana do estado de Roraima.