PPGSOF PROG. DE POS-GRAD. EM SOC. E FRONTEIRAS DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: (95) 98113-0430

Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULA ROBERTA SOUSA DA SILVA

DISCENTE : PAULA ROBERTA SOUSA DA SILVA
DATA : 22/04/2022
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/qualificacoes-ppgsof-turma-2021

UNIVERSIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA E QUESTÃO MIGRATÓRIA VENEZUELANA

Responsabilidade Social Universitária. Extensão. Migração. Formação cidadã.

A extensão universitária atua como política de importante recurso à prática de Responsabilidade Social Universitária (RSU). Permite à universidade maior contribuição frente a problemas sociais. Por meio dos projetos de extensão, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) tornou-se uma referência no acolhimento de migrantes venezuelanos. Esta pesquisa objetiva analisar como as práticas de responsabilidade social da UFRR, desenvolvidas por meio dos projetos de extensão para atender migrantes venezuelanos, contribuem para a formação e atuação dos discentes envolvidos neste processo. Assim, irá descrever e analisar as concepções de RSU e importância do tripé Ensino, pesquisa e extensão na relação universidade e sociedade no contexto de uma atuação transformadora da extensão universitária da UFRR, frente a questão migratória. É uma pesquisa qualitativa, quantitativa e documental, e possui como técnicas de levantamento de dados, entrevistas e aplicação de questionários. As ações extensionistas contribuem para a formação dos discentes, ao fortalecerem o direcionamento de suas atuações profissionais nas áreas que visam a transformação social. Ao favorecer ações mais humanizadas, ao atender às demandas da sociedade, a UFRR contribui com atuação mais cidadã dos seus estudantes, ao mesmo tempo que cumpre sua missão institucional e social, de acordo com o que preceitua seu PDI.

Externa ao Programa - 1633807 - GEORGIA PATRICIA DA SILVA FERKO
Interna - 388089 - MARIA DAS GRACAS SANTOS DIAS