POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ALUNOS MIGRANTES VENEZUELANOS NO SISTEMA DE EDUCAÇÃO ESTADUAL DE RORAIMA:ESTUDO DE CASO −A EJA NUMA ESCOLA ESTADUAL
Educação; EJA; Alunos Migrantes; Venezuelanos
Este Projeto de Pesquisa realizado no Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras da Universidade Federal de Roraima é um estudo sobre a Educação de Jovens e Adultos/EJA no estado de Roraima com alunos migrantes venezuelanos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que fará uso da entrevista semiestruturada com gestores e professores de uma das escolas da rede estadual de Boa Vista/RR que recebeu número significativo de alunos migrantes desde 2016 quando se intensificou essa migração para o Brasil. O estado de Roraima viu nos anos de 2016 a 2019 um crescimento significativo da migração venezuelana, uma vez que em 2020 os fluxos migratórios diminuíram consideravelmente por causa da pandemia da COVID-19, sendo uma porta principal para o Brasil desse deslocamento. As políticas públicas enquanto expressão do Estado poder, se fez presente portanto na política educacional. O objetivo da discussão é mostrar quais são as políticas públicas de educação adotadas no estado de Roraima e de que modo elas chegam aos alunos por meio da escola. Suas limitações e potencialidades na acolhida de alunos migrantes nas escolas públicas desse estado. Porém, o recorte é quanto a EJA, visto que essa migração traz para Roraima um número significativo de pessoas adultas que precisam estudar e se qualificar para minimamente se integrar na sociedade roraimense nos setores de trabalho possíveis.