PPGSOF PROG. DE POS-GRAD. EM SOC. E FRONTEIRAS DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: (95) 98113-0430

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSIVAN NUNES GUIMARÃES

DISCENTE : ROSIVAN NUNES GUIMARÃES
DATA : 20/05/2022
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/qualificacoes-ppgsof-turma-2021 e Sala de Aula PPGSOF (híbrida)

QUE ACOLHIMENTO É ESSE? MIGRANTES VENEZUELANOS NAS ESCOLAS DE BOA VISTA - RR

Educação. Migração. Interculturalidade. Acolhimento.

Education. Migration. Interculturality. Reception.

A concentração significativa de venezuelanos na cidade de Boa Vista, capital de Roraima, decorrente de uma importante crise de ordem multifatorial na Venezuela nos últimos anos tem evidenciado uma preocupação no contexto dos serviços de educação, em especial nas relações do discente migrante nas estruturas educacionais, com os atores que compõe todo o sistema de ensino local. E nessa perspectiva há uma inquietação sobre a prática do acolhimento neste cenário, exclusivamente o nicho que compreende o ensino médio das escolas da capital Boa Vista. Considera-se que a ação de “acolher” não tem só um momento específico para acontecer, nem depende exclusivamente de um agente. Esse referido acolhimento trata-se do compromisso de resposta às necessidades do aluno migrante. Está na forma que se organiza a escola enquanto gestão, a qual deve construir um espaço plural e acolhedor, na relação que estabelece o aluno brasileiro com o aluno migrante, e na práxis do professor, desde o momento que inicia até o encerramento de suas aulas, sempre levando em consideração a presença de discentes que estão iniciando suas vidas numa cultura, país e língua diferentes. Assim, essa pesquisa tem como objetivo geral compreender o processo do acolhimento de discentes venezuelanos em uma escola estadual de Boa Vista/RR à luz das implicações socioculturais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se apoiará nos recursos metodológicos da História Oral, para documentar no contexto migratório os relatos de pessoas ou grupo de pessoas referente as suas experiências de vida, que será desenvolvido em uma escola estadual de Boa Vista, Roraima. Participarão da pesquisa: equipe gestora da escola, docentes e discentes de nacionalidade brasileira, haja vista que estes são os principais atores envolvidos nesse processo de recepção e contato inicial; além de discentes oriundos da Venezuela. Os pesquisados serão abordados e, mediante aceite em participar do estudo, será aplicado uma entrevista semiestruturada. Após a materialização das informações coletadas, será realizado a transcrição literal da narrativa do entrevistado, seguindo assim para a análise do documento oriundo da entrevista.

Presidente - 213.803.088-10 - ADRIÁN JOSÉ PADILLA FERNÁNDEZ - NENHUMA
Interna - 1057477 - CARLA MONTEIRO DE SOUZA
Externa ao Programa - 1871322 - LEILA ADRIANA BAPTAGLIN
Interna - 1576477 - MARCIA MARIA DE OLIVEIRA