CRISE CLIMÁTICA E AUDIOVISUAL: REPRESENTAÇÕES DA REALIDADE NA FICÇÃO
Mudanças climáticas; Audiovisual; Representação; Cultura pop
Mudanças climáticas há muito tempo vêm preocupando o mundo e mesmo com o assunto sendo tratado com urgência pela comunidade científica, muitos ainda insistem em ignorar os sinais e impactos notáveis da decorrente crise climática: derretimento das geleiras, incêndios florestais, elevação da temperatura média global etc. Pensando nisso, a presente pesquisa tem como objetivo a realizar uma análise de como a crise climática é trabalhada em obras fílmicas de grande circulação e sucesso, problematizando os filmes “O dia depois de amanhã” (2004); “Avatar” (2009) e “Expresso do amanhã” (2013) as suas abordagens acerca das mudanças climáticas e das pautas ambientais, visando identificar e analisar as representações neles contidas, buscando estabelecer uma relação entre a crise climática e a cultura pop, apontando seu papel como veículo de discussão da questão. Para tanto, fixamos nossas bases teóricas no Ecossocialismo, discussão desenvolvida por Löwy (2014), além de utilizarmos conceitos como cultura pop, apresentado por Zeisler (2008), traçando um paralelo com autores da Comunicação Social que propõem ideias consoantes, como Canclini (1997) e Kellner (2001); trazemos também para a discussão termos como mudanças climáticas, o que abrange a exploração de recursos naturais, salientando o desmatamento no cenário global e na Amazônia, propondo assim um diálogo entre autores como Hansen (2013), Marques (2018), Silva e Ravena (2015). Destacamos que a escolha das três obras cinematográficas citadas, recaiu sobre o potencial para análise, ainda que seus enredos possam não estar centrados na questão climática, sendo levado em conta também o fato de serem filmes de grande sucesso e veiculação em várias plataformas e de serem obras que lançam mão de diferentes formas narrativas e recursos estéticos.