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Banca de QUALIFICAÇÃO: HANA KAROLINA DA COSTA PALHETA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HANA KAROLINA DA COSTA PALHETA
DATA : 03/06/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório do PPGSOF e https://conferenciaweb.rnp.br/events/qualificacoes-ppgsof-turma-2021
TÍTULO:

CONHECIMENTO TRADICIONAL E O PROCESSO DE FORMAÇÃO SOCIAL DO JOVEM INDÍGENA TAUREPANG NO CONTEXTO DA COMUNIDADE SOROCAIMA I, TERRA INDÍGENA SÃO MARCOS - RORAIMA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Escolar Indígena. Educação Indígena. Teoria da Atividade. Método Indutivo Intercultural.


PÁGINAS: 45
RESUMO:

Este Projeto de Pesquisa realizado no Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras da Universidade Federal de Roraima é um estudo indutivo intercultural. Para tanto, descreve a experiência da autora junto aos alunos da Escola Indígena Sarakayna, demonstrando uma educação elencada pelo método indutivo intercultural, a partir das diferenças epistemológicas entre os saberes indígenas e os saberes escolares. Roraima, apesar de jovem, tem uma longa história de diversidade étnica, a qual contribuiu para torná-lo um estado diverso e multicultural. Sua conjuntura sociocultural e espacial, em fator da população indígena avigora a questão da diversidade étnica e intercultural, sobretudo no contexto escolar e especificamente em sala de aula, reforçando a discussão em relação a essa temática. Haja visto que, em meio às circunstâncias dos efeitos da pós-modernidade, com a chegada da Internet nas comunidades indígenas tem afetado diretamente na mudança dos jovens, podendo levar a perda da identidade cultural. O cotidiano escolar também vem sofrendo várias alterações, necessitando de reforma em seus métodos e conteúdos, volvendo-o para novas direções. O reconhecimento da ausência e emergência de políticas educacionais voltadas à interculturalidade e às consequências da aculturação nesse processo, bem como a promoção de debates sobre o impacto sociocultural deste movimento é necessário. A pesquisa pretende introduzir no Currículo da escola pesquisada um calendário socionatural desenvolvido a partir do contexto cultural dos povos Taurepang que habitam a localidade a fim de resgatar e desenvolver a consciência étnica e o respeito à cultura nos mesmos. Orientada pelo método indutivo intercultural, a pesquisa de campo será realizada com alunos e suas famílias. Os resultados indicarão o nível de interações interculturais que os alunos vivenciam e seu impacto na sociedade.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 388046 - ANA LUCIA DE SOUSA
Externa à Instituição - ELIZABETH MARTÍNEZ BUENABAD
Externa à Instituição - LUCILENE JULIA DA SILVA
Presidente - 2352244 - MAXIM PAOLO REPETTO CARRENO
Externo ao Programa - 1544626 - PAULO SERGIO MAROTI
Notícia cadastrada em: 02/06/2022 19:39
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