PPGSOF PROG. DE POS-GRAD. EM SOC. E FRONTEIRAS DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: (95) 98113-0430

Banca de DEFESA: NANOY VIEIRA ESBELL

DISCENTE : NANOY VIEIRA ESBELL
DATA : 30/09/2022
LOCAL: Auditório do PPGSOF e https://conferenciaweb.rnp.br/events/defesa-de-dissertacao-turma-2020

Interações Interculturais entre estudantes venezuelanos e brasileiros observadas em Escolas do Ensino Médio em Boa Vista – Roraima

Migração. Escola. Interações Sociais. Interculturalidade.

Esta dissertação orientada pela interdisciplinaridade abrange os estudos migratórios e os estudos interculturais na perspectiva da educação pensada a partir de um contexto transfronteiriço marcado pelas migrações venezuelanas. Roraima é um estado historicamente caracterizado pelas migrações sucessivas e por encontros de distintas culturas que resultam em trocas interculturais presentes na arte, na arquitetura, nas especialidades, na religião, na culinária, e, assim por diante. São os migrantes que promovem estas interações que nem sempre são espontâneas ou simultâneas. Muitas vezes são tensas, violentas e resultam em xenofobia, intolerância, discriminação e resistência ao novo e às mudanças inerentes às interações interculturais que se processam nos contextos migratórios. Nos últimos cinco ou seis anos o estado de Roraima tornou-se um referencial no acolhimento aos migrantes venezuelanos. Esta nova conjuntura oferece oportunidades de novas interações sociais que foram observadas em nível microssociológico com o objetivo de aprofundar o tema das migrações, na perspectiva intercultural observada nas interações interculturais vivenciadas por estudantes do Ensino Médio em uma escola de Boa Vista – Roraima. Conduzida pela metodologia qualitativa, a pesquisa de campo foi realizada com entrevistas e aplicação de questionários a estudantes brasileiros e venezuelanos com o intuito de identificar elementos que possibilitaram uma releitura das migrações a partir das interações interculturais observadas no cotidiano da escola. O estudo buscou verificar o potencial da educação intercultural para repensar a escola em contexto transfronteiriço. Os resultados tanto das entrevistas quanto das observações de campo constataram que, de fato, existem relações de reciprocidade por parte dos estudantes brasileiros e venezuelanos e que as relações interculturais se processam na vivência cotidiana dos estudantes no ambiente escolar.

Interna - 388015 - FRANCILENE DOS SANTOS RODRIGUES
Externa ao Programa - 1924349 - IVETE SOUZA DA SILVA - UFRRExterno ao Programa - 2244043 - JOAO PAULINO DA SILVA NETO - UFRRPresidente - 1576477 - MARCIA MARIA DE OLIVEIRA
Externa ao Programa - ***.475.104-** - SOLANGE PEREIRA DO NASCIMENTO - UEA
Externo ao Programa - ***.162.452-** - WILLAS DIAS DA COSTA - UFAM