PPGSOF PROG. DE POS-GRAD. EM SOC. E FRONTEIRAS DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: (95) 98113-0430

Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIEL RUANO PAZ E SILVA

DISCENTE : ADRIEL RUANO PAZ E SILVA
DATA : 07/02/2023
LOCAL: Sala de Aula PPGSOF e plataforma RNP

O Ensino de Ciências na Educação Indígena: um Estudo de Caso a partir da Atividade Pescar com Garrafa PET no Igarapé da Comunidade Indígena de Canauanim

Ensino de Ciências. Criança Indígena. Conhecimentos tradicionais. Método Indutivo Intercultural.

O presente estudo busca através de um estudo de caso compreender como os conhecimentos indígenas se relacionam no ensino de ciências para os alunos do Ensino Fundamental 1, estudantes da Escola Estadual Indígena Tuxaua Luiz Cadete de Canauanim, comunidade indígena localizada aproximadamente 25 km da capital Boa Vista-RR, na Terra Indígena Canauanim, Região Serra da Lua, município de Cantá. Este estudo parte de uma atividade social das crianças que é pescar no igarapé com garrafa PET. Nesse sentido, o Método Indutivo Intercultural – MII, nos ajudará a explicitar os conhecimentos indígenas envolvidos nessa atividade, Método este desenvolvido por Jorge Gasché, que se fundamenta na Teoria de Vygotsky, a Teoria da Atividade, que defende que o desenvolvimento do ser humano se dar através da necessidade de uma relação com o meio o qual o ser humano está inserido, sendo, portanto a personalidade produzida pelas relações sociais que o ser humano estabelece por sua atividade e se constitui como um processo avançado de desenvolvimento. Dessa maneira o MII visa explicitar os conhecimentos indígenas na execução de suas atividades com a natureza e em sociedade, o que Gasché chama de sociotureza. Além do estudo de caso, utilizaremos na pesquisa o método etnográfico, visando descrever as principais atividades realizadas pelas crianças indígenas, nesse sentido, será construído um calendário socionatural das crianças da referida comunidade, nos quais será feito o estudo de como as atividades do estudante são formadas a partir de suas relações sociais com a comunidade e com a natureza. Será verificado ainda, como os professores indígenas tem trabalhado o ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental 1, tendo em vista que o atual currículo escolar indígena é posto a partir de uma visão pedagógica ocidental, onde os conhecimentos indígenas não são levados em consideração, uma vez que, o colonialismo do saber tem permanecido até os dias de hoje como uma roupagem diferente. Pautada na metodologia qualiquantitativa, concluiu que é impensável tratar do gerenciamento das migrações, ou da própria migração sem, contudo, abordar a indústria que a envolve, sua complexidade, e o conjunto de atores que facilita, sustenta e expande a mercantilização do processo de mobilidade internacional, uma vez que as migrações constituem um grande negócio. À análise teórica soma-se o respaldo da legislação, especialmente a Lei nº 101/2000 de Responsabilidade Fiscal-LRF.

Interna - 388046 - ANA LUCIA DE SOUSA
Externa ao Programa - 2361112 - KRISTIANE ALVES ARAÚJO - nullPresidente - 2352244 - MAXIM PAOLO REPETTO CARRENO
Externa à Instituição - PATRICIA COSTA - EMBRAPA
Externo ao Programa - 1544626 - PAULO SERGIO MAROTI - null