PPGSOF PROG. DE POS-GRAD. EM SOC. E FRONTEIRAS DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: (95) 98113-0430

Banca de QUALIFICAÇÃO: KATIA NASCIMENTO MEDEIROS

DISCENTE : KATIA NASCIMENTO MEDEIROS
DATA : 08/02/2023
LOCAL: Sala de Aula PPGSOF e plataforma RNP

BIBLIOTECA DA ESCOLA ESTADUAL SEVERINO CAVALCANTE: PERSPECTIVA SOBRE UM ESPAÇO PARA ABORDAGEM DE INCLUSÃO SOCIAL

Socialização; Aluno; Ensino-aprendizado; Ensino Fundamental

O referido trabalho tem como objetivo principal analisar as ações de incentivo à leitura nos espaços das bibliotecas e Sala de Leitura da Escola Pública Estadual Professor Severino Gonçalo Gomes Cavalcante, na ótica de espaço para abordagens de inclusão social. O objetivo geral propõe verificar as múltiplas atividades e programas de leitura que socializam os alunos nas bibliotecas e na Sala de leitura. Esta se apoiará nos objetivos específicos dos quais são: Contextualizar a importância do uso da biblioteca para as interações sociais e o desenvolvimento dos alunos em sala de aula; descrever a função social das bibliotecas para a socialização do conhecimento e de troca de informação; zonear as escolas participantes do Programa Estadual Caminhada Literária (PECALI) na zona urbana da cidade de Boa Vista, RR. Segundo as fontes de informação, esta usará como método a pesquisa de campo (utiliza-se da observação e conhecimento empírico) e pesquisa social (identifica aspectos importantes do objeto de estudo em determinado grupo social). No enfoque qualitativo, a pesquisa se apoiará num método que permita a abordagem do real, esforçando-se para compreender o fato da historicidade, por analisar a prática de leitura. A análise a ser considerada nesse nível indutiva por parte do pesquisador procurará auxiliar as fontes bibliográficas existentes. Vale ressaltar que quanto a participação do pesquisador será empírico-analítica, buscando o quanto possível não se envolver subjetivamente com as variáveis intervenientes, usando como aporte para essa análise subjetiva, instrumentos de coleta empregando a écnica através de filmes, fotos e cópias digitalizadas das atividades desenvolvidas pelos discentes, posteriormente analisadas sob a luz das teorias empregadas durante o processo de redação da dissertação, e assim se fará a interpretação e análise dos resultados obtidos. Levando em consideração esses aspectos, a definição do problema questionando sobre as práticas de incentivo à leitura, se estão causando impactos positivos para o processo de inclusão do estudante de maneira a evitar a evasão e se a convivência no meio social escolar o aluno está obtendo o desenvolvimento em sala de aula. Neste sentido, pretende-se com a pesquisa mostrar relevância de que o incentivo à leitura colabora tanto na vida social, como o intelectual. Além disso, a leitura é uma forma de integrar e valorizar o aluno na escola, colabora para a diminuição da desigualdade social e facilita o aprendizado e a escrita do estudante. Nesse sentido, favorecer atividades que estimule as interações sociais na escola para o desenvolvimento intelectual e da escrita, é pensar em um mundo melhor de oportunidades, sobretudo dos alunos das séries finais do Ensino Fundamental, 6º ao 9º ano. Pois, a escola deve oportunizar a troca de conhecimento que favoreça o ensino-aprendizado não só em sala de aula, mas também em ambiente não formais como a biblioteca.

Presidente - 3139294 - DOUGLAS VERBICARO SOARES
Interno - 3273392 - EVÂNIO MASCARENHAS PAULO