POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ALUNOS MIGRANTES VENEZUELANOS NO SISTEMA DE EDUCAÇÃO ESTADUAL DE RORAIMA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NA ESCOLA ESTADUAL AMAZÔNIA
EJA; migrantes; venezuelanos; políticas públicas
Esta dissertação apresentada no Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras da Universidade Federal de Roraima é um estudo de caso sobre a Educação de Jovens e Adultos(EJA) em uma escola no estado de Roraima que tem estudantes migrantes venezuelanos. Trata-se de uma pesquisa documental e pesquisa de campo, do tipo estudo de caso. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturada com gestores da escola, aqui denominada Escola Amazônia, a qual recebeu número significativo de estudantes migrantes desde 2016 quando se intensificou essa migração para o Brasil, sendo que em 2021 o número de migrantes na escola foi cinco vezes maior que em 2016. O objetivo da discussão aponta as políticas públicas de educação adotadas no estado de Roraima e de que modo elas chegam aos alunos. Porém, o recorte é quanto a EJA, no período de 2019 a 2020, visto que essa migração traz para Roraima um número significativo de pessoas adultas que precisam estudar e se qualificar para minimamente se integrar na sociedade roraimense nos setores de trabalho possíveis, e que procuram se inserir na EJA para poder dar continuidade aos estudos e poder ter pelo menos o ensino médio reconhecido e aprender o idioma da língua portuguesa. Exigência básica é ter concluído o ensino médio e ter domínio da língua portuguesa. No entanto, percebeu-se que a escola pesquisada não desenvolveu uma política educacional considerando a presença e a especificidade de migrantes venezuelanos na EJA.